Mindelo, 23 Jul (Inforpress) – O ministro da Saúde negou hoje, no Mindelo, a existência de ruptura de medicamentos nas farmácias do país e também assegurou que “não há qualquer problema” no fornecimento de consumíveis aos hospitais e centros de saúde.
“Não há qualquer tipo de problema relativamente aos consumíveis”, garantiu Jorge Figueiredo, que falou à imprensa hoje no final de uma visita às estruturas do Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente.
Quanto à ruptura de medicamentos, o governante assegurou que as informações veiculadas “não correspondem à verdade”.
“São pontualmente e relativamente à uma ou outra farmácia que pode ter problemas com a Emprofac. Mas os hospitais, os centros de saúde têm recebido pontualmente os consumíveis que o solicitam ao GAF [Gabinete para Assuntos Farmacêuticos] e à Emprofac”, afiançou.
Referindo-se à visita em si, o ministro elogiou as diversas unidades já realizadas e em concretização na ilha, para o `up grade´ do HBS.
Entre estas a nova Maternidade e Pediatria, Centro Ambulatorial, central de gases, nova Unidade de Cuidados Intensivos, mas, o “aspecto negativo” é que após 42 anos de existência, o lado antigo do hospital necessita, conforme a mesma fonte, de uma profunda intervenção.
“Precisa de uma remodelação profunda, levo com muita preocupação, no sentido de dotar este hospital das enfermarias e dos serviços que ainda vão continuar a funcionar cá, das condições necessárias, nomeadamente o bloco operatório e as outras actividades”, sublinhou Jorge Figueiredo.
LN/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar