Mindelo, 05 Fev (Inforpress) – O ministro das Finanças, Olavo Correia, preside, esta quinta-feira, 06, em São Vicente, à apresentação do Banco Jovens e Mulheres (BJM).
De acordo com uma nota do Ministério das Finanças, trata-se de uma iniciativa do Governo que visa facilitar o acesso ao crédito para jovens e mulheres empreendedores.
“A plataforma 100% digital foi criada para acelerar o processo de financiamento e reduzir as barreiras ao crédito, promovendo um ambiente mais inclusivo e dinâmico para o empreendedorismo no país.
Com o objectivo de aumentar a disponibilidade de microcrédito e crédito para pequenas e médias empresas, o banco oferece linhas de financiamento vantajosas”, destacou o Ministério das Finanças.
Conforme a mesma fonte, os valores variam entre 150 mil e cinco milhões de escudos, com taxas de juros que não superam 5,5 por cento (%) ao ano e prazos de carência de até seis meses.
“A transparência e rapidez são garantidas pelo sistema digital, que permite aos empreendedores acompanhar todo o processo de solicitação de crédito”, acrescenta o documento, referindo que o banco proporciona uma taxa máxima de financiamento de 95%, com um prazo de reembolso de até 60 meses, incluindo os seis meses de carência.
O Ministério das Finanças informou ainda que “para garantir a segurança das operações, o Estado assume o papel de garantidor, o que reduz os riscos para as instituições financeiras e permite a aplicação de taxas de juro mais baixas”.
CD/HF
Inforpress/Fim
Partilhar