Mindelo, 08 Out (Inforpress) – O filme "Manga D’Terra", de Basil da Cunha, falado em crioulo, é apresentado hoje no “Cinema Xand” na Galeria Zero Point Art, em São Vicente.
De acordo com a produtora Nunex Produções, o filme, de 96 minutos, cuja protagonista é a cantora e actriz cabo-verdiana Eliana Rosa, conta a história da jovem e determinada Rosinha que deixa para trás dois filhos pequenos, com o intuito de conseguir uma vida melhor.
Ao chegar a Portugal, refere a produtora, a jovem encontra uma nova casa na Reboleira, na Amadora, distrito de Lisboa, local onde enfrenta os desafios de se adaptar a um novo país, realidade e cultura, enquanto persegue o seu sonho de cantar.
“Presa entre o assédio de gangsters e a violência policial quotidiana, Rosa tenta encontrar consolo entre as mulheres da comunidade. Mas o seu verdadeiro refúgio é a música”, destaca a sinopse.
Conforme a produtora, o filme não só “celebra a força e a determinação” da jovem, mas também traz à luz a realidade “muitas vezes não falada” dos jovens imigrantes e descendentes de imigrantes em Portugal. Também faz uma homenagem às cabo-verdianas e à música.
O filme estreou mundialmente no Festival de Locarno, na Suíça, em 2023.
Em Abril deste ano a música que dá o título ao filme denominada “Manga D’Terra”, do músico cabo-verdiano Luís Firmino, e interpretada por Eliana Rosa venceu o prémio de Melhor Canção Original nos Prémios Sophia 2025, da Academia Portuguesa de Cinema.
A exibição do filme “Manga D’Terra”, na Galeria Zero Point Art, faz parte da programação “Morabeza is a joke” que decorre até Janeiro, promovido pelo Bli Colectivo e que inclui, ao longo dos próximos meses, rodas de conversa, concertos e sessões de cinema, entre outras actividades.
CD/HF
Inforpress/Fim
Partilhar