
Mindelo, 12 Out (Inforpress) – Um grupo de emigrantes cabo-verdianos residentes no Luxemburgo decidiu ajudar os afectados pela tempestade Erin com quatro contentores de donativos, com roupas, alimentos e produtos de higiene, destinados às ilhas de São Vicente e Santo Antão.
Uma informação avançada à Inforpress por Cristiano Rodrigues, um dos representantes do grupo, que assegurou que a recolha dos artigos está a ser feita desde o acontecido, no dia 11 de Agosto.
Três dos quatro contentores de 40 pés, com alimentos, vestuário, materiais escolares, produtos de higiene e outros, já estão em São Vicente e, segundo a mesma fonte, devem contemplar mais de 20 associações comunitárias que depois encaminharão aos mais afectados pela tempestade.
O próximo contentor deverá chegar ainda este mês, mas com destino a Santo Antão.
“Achamos que devíamos também ajudar as pessoas de Santo Antão que foram afectadas, porque São Vicente já tem muita gente ajudando”, explicou Cristiano Rodrigues.
Conforme a mesma fonte, os emigrantes no Luxemburgo ainda continuam a recolher donativos para mais um contentor que deve chegar a Cabo Verde no próximo mês.
A tempestade Erin, ocorrida na madrugada do dia 11 de Agosto, inundou bairros, destruiu estradas e estabelecimentos comerciais, afectou o abastecimento de energia e água e provocou nove mortos, vários desalojados, havendo ainda duas pessoas desaparecidas.
Na sequência, o Governo decretou situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Santo Antão e São Nicolau.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar