Mindelo, 25 Jul (Inforpress) – O grupo Cruzeiros do Norte realiza uma campanha de limpeza na praia de João Évora, no domingo, para recolha de materiais para as alegorias e indumentárias que serão utilizadas no desfile reciclado de 09 de Agosto na Laginha.
Em declarações à Inforpress, o director de Carnaval do Cruzeiros do Norte, Nuno Costa Gonçalves, explicou que a campanha se insere no projecto ambiental criado pelo grupo para 2025, denominado “Outros Meios e Componentes de Poluição” - Limpeza de Praias e Desfile Reciclado”.
“Este ano vamos fazer a limpeza de praias tal como todos os anos principalmente nas praias do norte de São Vicente que são as mais sujas. Vamos começar na de João Évora que fica próxima à Cruz João Évora e depois faremos em outras praias”, explicou a mesma fonte, para quem qualquer pessoa pode participar mediante inscrição enviando mensagens para a agremiação.
Segundo aquele responsável, a escolha do tema “Outros Meios e Componentes de Poluição” para o projecto deste ano deve-se à necessidade de alertar as pessoas sobre materiais e produtos que poluem o ambiente, mas que nem sempre são vistos pela população como agentes poluidores.
Por isso, explicou, o desfile reciclado vai também abordar este tema com alas e um carro alegórico específico, principalmente o lixo electrónico que tem trazido consequências para a saúde pública nomeadamente doenças respiratórias, cancros e perturbações neurológicas.
“O nosso objectivo é mostrar o quanto nocivo é o lixo electrónico para a sociedade. Já era algo que tínhamos em mente, mas vamos complementar este projecto com uma crónica do jornalista Marco Rocha sobre lixo electrónico”, avançou.
Conforme Nuno Costa Gonçalves, no desfile será abordado também as consequências dos componentes líquidos, como lixívia e shampoos e outros detergentes que se usa no dia-a-dia apesar de também serem poluentes por componentes radioactivos ou substâncias como petróleo que são nocivas à saúde e ao ambiente.
O desfile vai acontecer com um carro alegórico, comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, e seis alas. Terá ainda a participação de alunos da Escola Secundária Jorge Barbosa e da professora Albertina Sousa, com o projecto “Ensinarte”, do grupo de professores que tradicionalmente desfilam com materiais reciclados, de integrantes do Centro Orlandina Fortes de Ribeirinha, de crianças e de adultos como forma de despertá-los para a consciência ambiental.
Segundo o director de Carnaval do Cruzeiros do Norte, grande parte dos materiais para criar as alegorias e indumentárias serão recolhidos nas campanhas de limpeza, mas o grupo conta ainda ter apoio de parceiros para adquirir outros materiais.
A mesma fonte disse que se até o final de Julho não conseguirem apoios para gravar uma música original vão usar uma das quatro que já existe, das quais o “Levá bo sók” (Leva o teu saco), interpretada por Anísio Rodrigues e escrita por Edson Oliveira para a 1.ª edição do desfile reciclado que aconteceu na praia de João Évora.
“Esta música foi criada no período da pandemia da Covid-19 em que fizemos a 1.ª edição do desfile na Praia de João Évora sem público. Pelo que, ela se enquadra perfeitamente no projecto e poderá ser usada no nosso próximo desfile reciclado”, arrematou.
CD/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar