São Vicente/Chuvas: Buscas por pessoas desaparecidas continuam – Gabinete de Crise

Inicio | Sociedade
São Vicente/Chuvas: Buscas por pessoas desaparecidas continuam – Gabinete de Crise
21/08/25 - 11:42 am

Mindelo, 21 Ago (Inforpress) – O Gabinete de Crise informou hoje, no Mindelo, que as buscas pelas duas pessoas desaparecidas em decorrência das fortes chuvas que assolaram São Vicente, ainda continuam, assim como os trabalhos de limpeza e desobstrução das vias.  

A porta-voz do gabinete, Vitória Veríssimo, avançou a informação no habitual briefing para a empresa sobre a situação de recuperação da ilha.

Segundo a mesma fonte, as buscas pelos desaparecidos estão a ser realizadas em toda a costa da baía de São Vicente.

Os mergulhadores, ajuntou, também estão a recolher todos os materiais e equipamentos que podem ter sido levados para o mar com as enxurradas.

Relativamente às bombas de drenagem das águas de esgotos no centro da cidade, que estavam danificadas, Vitória Veríssimo assegurou que as três já estão a funcionar, faltando somente uma bomba na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), em Ribeira de Vinha, ainda em testes.

Neste sentido, a responsável apelou à população para não deitar tecidos e panos no esgoto, porque todo esse material impossibilita o funcionamento das máquinas.

Por outro lado, conforme Vitória Veríssimo, as máquinas de desobstrução das vias e dos caminhos estão a trabalhar e hoje vão estar virados para as zonas de Fonte Francês, Bela Vista, Baía, e também na estrada que vai dar ao Monte Verde, onde se encontra situado todo o sistema de comunicação.

As equipas de avaliação de risco igualmente continuam no terreno, sendo que nesta quinta-feira, os locais seleccionados devem ser as zonas de Chã de Vital e Salamansinha.

“Outra coisa importante, as medidas anunciadas pelo Governo de apoio às micro, pequenas e médias empresas e aos comerciantes informais, toda a parte informal, está a ser feito esse levantamento, devidamente pelas empresas e pelas entidades competentes”, elucidou Vitória Veríssimo.

Quanto aos proprietários das viaturas danificadas durante a passagem da tempestade tropical, devem dirigir-se à Polícia Nacional, na Direcção-Geral de Transportes Rodoviários (DGTR), e fazer o respectivo registo dos danos para possibilitar depois às equipas fazerem a avaliação, juntamente com as seguradoras, para uma compensação financeira.

Em relação às limpezas da Avenida 12 de Setembro, Rua do Coco, Praça Estrela, uma das zonas mais afectadas devido ao acúmulo de resíduos e toda a quantidade de enxurrada que desembocou no local, a porta-voz do Gabinete de Crise admitiu ser um trabalho mais moroso para remoção das lamas e das terras já solidificadas e daí não haver prazo para conclusão da limpeza.

Questionada sobre a distribuição de donativos que às vezes não consegue alcançar toda a gente, Vitória Veríssimo aproveitou para apelar à consciência das pessoas beneficiadas, para não fazerem açambarcamento e partilharem com os vizinhos, tendo em conta a necessidade e de “djunta mon” (juntar as mãos, em português) ideal neste momento.

LN/CP

Inforpress/Fim

Partilhar