
Mindelo, 05 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Vicente reiterou hoje a sua responsabilidade enquanto entidade pública organizadora do Carnaval e repudiou a divergência existente neste momento na Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente.
Em comunicado, a que a Inforpress teve acesso, a edilidade procura esclarecer à população e reafirmar a sua posição face aos acontecimentos recentes relacionados com o Carnaval mindelense 2026.
A mesma fonte “lamenta e repudia” o comportamento de alguns grupos oficiais do Carnaval que, por decisão própria, optaram por não participar no desfile deste ano.
“E agora, perante a organização firme e determinada da autarquia, procuram criar narrativas de confusão num momento em que São Vicente se prepara para realizar o maior e melhor espectáculo de Carnaval de Cabo Verde, com uma fasquia mais elevada do que a edição anterior”, lê-se no comunicado.
Importa esclarecer, acrescentou, que o Carnaval é património cultural do povo de São Vicente e responsabilidade da câmara municipal, enquanto entidade pública organizadora do evento.
“A Câmara Municipal de São Vicente nunca abdicou desse papel nem deixará que disputas internas, crises de liderança ou conflitos associativos coloquem em causa um evento que pertence aos mindelenses e ao país”, reiterou.
As recentes conferências de imprensa e comunicados tornaram públicas divergências profundas no seio da LIGOC-SV, “incluindo decisões contraditórias entre os seus próprios órgãos, acusações mútuas de ilegitimidade e uma clara crise institucional”.
Mas, conforme responsáveis da autarquia, tratam-se de matérias internas da liga, pelas quais a câmara municipal “não é responsável nem interveniente, respeitando, como sempre, a autonomia das associações, nos termos da lei”.
Face a este “cenário de instabilidade” e à decisão de alguns grupos em se afastarem do desfile, a edilidade assumiu “com responsabilidade e sentido de missão”, a organização do Carnaval 2026, garantindo condições técnicas, financeiras e logísticas para que o espectáculo aconteça, “com qualidade, segurança e brilho”.
“O Carnaval de São Vicente não será refém de interesses particulares, disputas pessoais ou estratégias de pressão pública. Será, sim, um Carnaval de trabalho, planeamento, inclusão e compromisso com a cultura, os artistas, os profissionais envolvidos e, sobretudo, com o público”, asseguram.
Tal como garantem os responsáveis, o Carnaval 2026 vai acontecer “com organização, com respeito pelo dinheiro público e com a ambição clara de elevar ainda mais o nome de São Vicente e de Cabo Verde”.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar