Mindelo, 19 Dez (Inforpress) – A companhia aérea nacional Cabo Verde Airlines cancelou hoje um voo de Lisboa (Portugal) com destino ao Aeroporto Internacional Cesária Évora, em São Vicente, devido ao agravamento do estado do tempo causado pela bruma seca.
A informação foi avançada em publicação na página oficial da companhia na rede social Facebook.
As condições climatéricas, de acordo com a mesma fonte, obrigaram ao cancelamento do voo originário de Lisboa (Portugal) que deveria aterrar no Aeroporto Internacional Cesária Évora às 12:40, assim como em outros pontos do País.
A Cabo Verde Airlines apelou aos passageiros afectados que continuem nas suas residências e que vai entrar em contacto, assim que possível, para informar os novos horários dos voos de reposição.
“A segurança de todos é a nossa prioridade”, assegurou.
Outras companhias como a TUI Fly e a TAP Portugal também cancelaram voos com destino ao aeroporto de São Vicente, com origem em Amsterdão (Holanda) e Lisboa (Portugal), respectivamente, de acordo com o site do Aeroporto Internacional Cesária Évora.
Quanto às decolagens, a TAP tem já cancelado o voo que deveria sair às 13:40 com destino ao aeroporto de Lisboa, também devido ao mau estado do tempo.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), o arquipélago está sob influência da bruma seca, constituída por poeiras do deserto do Sahara, no norte de África, arrastadas pelo vento a grande altitude, por milhares de quilómetros, chegando a locais distantes, como Cabo Verde, onde reduz a visibilidade, condiciona a navegação aérea e marítima e pode causar problemas de saúde.
No caso das ilhas do Barlavento, São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, a previsão até às 12:00 de sexta-feira, 20, é, segundo a mesma fonte, de céu pouco ou parcialmente nublado, visibilidade má ou muito má (igual ou inferior a 3000 metros), e vento moderado ou fresco (20 – 38 quilómetros por hora), por vezes muito fresco.
O actual estado do tempo, avançou o INMG, deverá continuar mau para os próximos dias, com possíveis melhoras só a partir de segunda-feira, 23.
LN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar