Mindelo, 30 Out (Inforpress) - A Associação das Peixeiras do Mindelo (APM) informou hoje que vai entregar na quinta-feira, 31, cédulas marítimas a 23 pescadores artesanais de Calhau, Mindelo e São Pedro, que fizeram uma formação de iniciação para pescador.
Segundo o técnico da APM, Rosendo Oliveira, a entrega das cédulas será o culminar de um processo de capacitação técnica e desenvolvimento pessoal para 27 pescadores, sendo duas mulheres e 25 homens dessas três comunidades.
Desses, acrescentou, um já tinha cédula válida pelo que serão 23 os que vão receber o documento.
“Todo esse processo vai ao encontro de alguns dos resultados esperados do projecto, nomeadamente que o pessoal ligado ao sector da pesca artesanal tenha acesso à formação profissional e a formalização para a obtenção de emprego ou melhoria no exercício das suas actividades, com foco no desenvolvimento pessoal”, informou.
Conforme a mesma fonte, durante a formação os participantes abordaram temas como técnicas básicas de natação e remo, condução de pequenas embarcações de boca aberta, noções básicas de primeiros socorros e de actividades da pesca e legislação aplicável.
Em paralelo, acrescentou, abordaram temas de desenvolvimento pessoal, paternidade responsável e masculinidade positiva.
Esta iniciativa faz parte do projecto “Promoção de uma cadeia de pesca integral mais inclusiva e sustentável que favoreça o acesso aos direitos das mulheres e dos jovens no litoral de São Vicente- Amdjer d´ txeu Luta” (Mulher de muita luta).
É implementado pela Associação de Peixeiras do Mindelo (APM) e as organizações não governamentais "Paz e Desenvolvimento" e "Coopera", e conta com financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar