Espargos, 12 Ago (Inforpress) – O vereador da Juventude da Câmara Municipal do Sal, Euclides Silva, destacou hoje, durante a terceira edição do Fórum da Juventude, o compromisso da autarquia na capacitação e empreendedorismo digital da juventude salense.
Sob o lema “Geração Click: mais do que um toque”, o fórum que se enquadra nas celebrações do Dia Internacional da Juventude, que se celebra hoje, 12 de Agosto, visa promover um debate sobre os desafios e oportunidades da era digital, reunindo estudantes, profissionais e empreendedores locais.
O vereador da Juventude, Euclides Silva, em declarações à comunicação social, destacou a importância de ir além da “simples conexão”.
Segundo a mesma fonte, as tecnologias devem ser encaradas como ferramentas de empoderamento em diversas áreas, como a cultura, o desporto e, especialmente, o empreendedorismo.
"O nosso objectivo é consciencializar os jovens para que as tecnologias não se transformem apenas numa problemática, mas sim numa oportunidade de crescimento", afirmou Silva.
O fórum contou com uma programação diversificada, organizada em três painéis temáticos: "Educação e Tecnologia no Século XXI", "Dependência e Privacidade Online: Desafios e Impactos na Vida Digital" e "Juventude, Criatividade e Empreendedorismo Digital".
A escolha dos temas, de acordo com o vereador, visa dar o contributo da Câmara Municipal, para um uso mais adequado das novas tecnologias pelos jovens.
Questionado sobre o nível de literacia digital na ilha, o vereador destacou que os jovens "já nascem conectados".
Para apoiar esse desenvolvimento, a Câmara Municipal do Sal, continuou, tem criado centros de juventude e espaços jovens, onde, além do acesso à internet, os jovens recebem apoio para transformar as suas ideias em projectos concretos nas áreas da arte, dança e educação.
"Nós queremos jovens activos, jovens que transformam", sublinhou Silva, incentivando-os a tomar decisões que contribuam para o desenvolvimento da ilha e de Cabo Verde.
Entre os participantes, o jovem Lucas Tavares adiantou que, durante o mês da juventude, tem aprendido bastante, especialmente com o encontro de gerações, que o ajudou a conhecer as vivências de pessoas de outra era.
Já a jovem Elly Monteiro disse que participou no fórum para partilhar boas energias e aprender com os demais.
A mesma destacou a importância do evento para a troca de experiências e para poder ajudar o próximo.
Mais do que um espaço de debate, o Fórum da Juventude, é uma “plataforma de partilha, aprendizagem e inspiração”, que incentiva os jovens a “pensar criticamente, expressar-se livremente e assumir o papel de agentes de mudança”.
As actividades enquadradas no mês da juventude prolongam-se até o próximo dia 30, e encerra-se com o festival da juventude, a ser realizado na cidade de Santa Maria.
NA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar