Mindelo, 20 Jul (Inforpress) – A quinta edição do campus de Verão Aminga iniciou-se hoje, no Mindelo, com a participação de 84 adolescentes e jovens que terão a oportunidade de, durante uma semana, aprender novos valores no desporto e na vida.
Uma certeza dada pela presidente da instituição, Zina Gomes, que admitiu ser uma luta todos os colocar de pé o campus, que além dos alunos, também acolhe colaboradores, tanto nacionais como internacionais, em diversos ramos, como inglês, informática, direitos humanos, artes, treinadores e jogadores profissionais das modalidades em destaque, andebol, voleibol e basquetebol.
“O objectivo é fazer com que o campo abarque diversos aspectos e cultive valores de serviço à comunidade e ao voluntariado”, explicou a mesma fonte, destacando o interesse de participantes de edições anteriores que regressaram para ajudar como voluntários.
Isto porque, a Aminga só contempla adolescentes e jovens dos 13 aos 17 anos, que nesta edição atinge o número de 84 alunos.
A maioria dos integrantes é de São Vicente, excepto três da cidade da Praia, que segundo Zina Gomes, já se mostram “bem satisfeitos com as possibilidades existentes no campus”.
“É um ambiente de respeito, é um ambiente divertido e de crescimento. E é isso que queremos passar-lhes, valores que levam para a vida toda”, reiterou.
Essa filosofia parece estar a ter impacto em Marcelina Brito, praticante de andebol e participante pela terceira vez, que afirmou estar a aproveitar uma oportunidade de conviver e conhecer pessoas de outros países".
Quanto aos valores, a jovem destacou a importância dos ensinamentos transmitidos sobre paciência e respeito, “bem úteis”, segundo a mesma fonte, porque convive num espaço com pessoas de diversas culturas, a quem deve respeitar e vice-versa.
Já André Brito, que participa pela quarta vez e foi incentivado pelo pai e treinador, descreve a experiência como "uma felicidade enorme".
Para ele, o campus "faz esquecer tudo o que acontece ao redor e crescer na sua modalidade com a experiência passada pelos bons treinadores".
Como prova disso é que o campus Aminga recebe nesta quinta edição o campeão do mundo de voleibol de praia e jogador olímpico brasileiro, André Stein, que vai promover um workshop de 21 a 26 de Julho.
Além de André Stein, o evento conta com o contributo de professores/treinadores de Inglaterra, Senegal, Estados Unidos da América, Burkina Faso e Haiti.
O Campus Aminga é um projecto idealizado pela atleta cabo-verdiana ligada ao andebol Elisabete Gomes (Bety), em parceria com a irmã Zina Gomes, da área de voleibol, e com o irmão Betinho Gomes e a esposa Sofia Ramalho Gomes, ambos basquetebolistas, ex-atletas do Benfica e internacionais por Portugal.
Têm como principais parceiros o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Comité Olímpico Cabo-verdiano, Dika, e Escola Salesiana de Artes e Ofícios do Mindelo, onde decorrem todas as actividades.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar