São Salvador do Mundo prevê início do ano lectivo 2025/26 sem sobressaltos com preparativos a um bom ritmo

Inicio | Sociedade
São Salvador do Mundo prevê início do ano lectivo 2025/26 sem sobressaltos com preparativos a um bom ritmo
05/09/25 - 06:04 pm

Achada Igreja, 05 Set (Inforpress) – A delegada do Ministério da Educação em São Salvador do Mundo afirmou hoje que a preparação para o novo ano lectivo se encontra na fase final de organização e garantiu condições para o início das aulas sem contratempos.

Edna Silva informou que para este ano lectivo já se encontram matriculados cerca de 1.400 alunos, do 1.º ao 12.º ano, afectos a 120 professores e neste momento já estão a trabalhar na distribuição dos horários e a definir e planear a recepção aos docentes, prevista para o dia, 08 de Setembro.

Segundo esta responsável, foram feitas reformas em algumas infra-estruturas educativas no município, com obras de reabilitação de casas de banho e cozinhas em escolas como Leitão Grande, Chã Rodrigues, Purgueira e Faveta, mas que já se encontram em fase de conclusão.

Igualmente, avançou que outras receberam pinturas para melhorar as fachadas e mesmo o ambiente nas salas de aulas, e na escola Paulo Monteiro Varela, em Achada Igreja, foi feita a construção de uma nova sala administrativa para a direcção, que antes funcionava numa sala de aula.

No que diz respeito à alimentação escolar, garantiu que o processo está bem encaminhado, reforçando que no município todos os alunos do 1.º ao 12.º ano beneficiam da refeição quente e que também já foi autorizado pela Ficase o levantamento dos kits escolares a serem entregues aos alunos das famílias mais vulneráveis.

A Educação Inclusiva continua na agenda, com acções da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), para assegurar a integração de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

Edna Silva destacou o compromisso de não deixar nenhuma criança fora do sistema de ensino, enfatizando a importância da participação dos pais e da formação de docentes para a inclusão efectiva.

A organização escolar está segmentada em três agrupamentos: Agrupamento 1, com sede na Escola Estadual Carlos Alberto Gonçalves (alunos do 1.º ao 12.º ano); Agrupamento 2, com sede na Escola Chã Igreja (1.º ao 6.º ano); e Agrupamento 3, com sede em Chão Rodrigues (1.º ao 6.º ano) formando um total de 11 escolas no município.

A directora pede uma presença massiva dos pais na escola para o acompanhamento dos alunos, mas também pede-lhes encarecidamente para enviar as crianças à escola logo nos primeiros dias de aula, explicando que, normalmente, por ser um município rural, os pais nem sempre enviam às crianças logo nos primeiros dias, aproveitando destes para os trabalhos no campo.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar