Achada Igreja, 12 Set (Inforpress) – O ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação realizou hoje a sua primeira visita oficial ao município de São Salvador do Mundo, onde assumiu o compromisso de intervir nas vias de acesso à Faveta e Picos Acima.
Em declarações à imprensa, Victor Coutinho explicou que esta visita ocorreu no âmbito de um convite do presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, e reconheceu que o concelho enfrenta “desafios estruturais”, sobretudo no que toca à mobilidade e ao desencravamento de comunidades.
Um dos pontos críticos apontados foi a estrada Achada Leitão – Jalalo Ramos, que possui dois troços asfaltados, mas cuja parte central, que dá acesso à barragem da Faveta, continua por pavimentar.
“Vai ser elaborado um projecto para enquadramento financeiro, mas no imediato já garantimos obras de manutenção urgente, incluindo muros de contenção e reparação de pisos em mau estado”, assegurou.
O ministro anunciou ainda um projecto para, nos próximos anos, fazer a asfaltagem integral da via, para fechar o anel rodoviário asfaltado entre Achada Leitão e Jalalo Ramos (Achada Leitão – Faveta – Jalalo Ramos).
Paralelamente, informou que, também, será desenvolvido um projecto para a requalificação da estrada Chão Rodrigues – Picos Acima, que, depois, em articulação com o Fundo do Turismo e outros parceiros, vai se proceder à procura de financiamentos.
Segundo avançou, outras intervenções estão por vir em breve, incluindo obras da requalificação urbana de Achada Igreja, construção de um novo centro de saúde e a reabilitação da Igreja Matriz de São Salvador do Mundo.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, destacou a “parceria constante” entre o Governo e o município, sublinhando que apesar dos progressos já alcançados em termos de acessibilidade, ainda “persistem reivindicações das comunidades que necessitam de respostas concretas”.
Neste sentido, explicou que decidiu convidar este governante para constatar ‘in loco’ as necessidades e as reivindicações das comunidades de São Salvador do Mundo, sobretudo aquelas que necessitam das infra-estruturas no dia-a-dia.
O autarca reforçou também que “ficou assumido o compromisso de avançar com os projectos técnicos, que darão segurança e consistência, para depois procurar os financiamentos necessários à execução das obras estruturantes”.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar