
Cidade da Praia, 6 Dez (Inforpress) – O Presidente da República felicitou hoje o município da Ribeira Brava pelo Dia do Município e das festividades do Santo Padroeiro de São Nicolau com um apelo à resiliência face aos fenómenos climáticos extremos.
Na carta enviada ao presidente da Câmara Municipal, Nilton Monteiro, José Maria Neves sublinhou que a data é marcada por “um contexto difícil”, ainda influenciado pelas perdas e destruições provocadas pelas recentes chuvas intensas, incluindo a tempestade Erin, em Agosto, e os aguaceiros torrenciais de Novembro.
O chefe de Estado recordou que na sua recente visita às ilhas afetadas pôde constatar de perto os danos sofridos, com particular destaque para os avultados prejuízos registados na Ribeira Brava.
Para o Presidente da República, estes acontecimentos reforçam “a relevância e a responsabilidade acrescida” do poder local na mobilização célere de recursos, no amparo às populações e na edificação de comunidades “mais resilientes”.
Neves destacou ainda que as intempéries evidenciaram a fragilidade habitacional do município, situação que, segundo afirmou, requer uma “resposta célere, estruturada e articulada” por parte da câmara municipal, não apenas para responder às urgências, mas também numa perspetiva sustentável de médio e longo prazos.
Apesar das dificuldades, José Maria Neves felicitou a autarquia pelos investimentos já feitos na requalificação urbana, modernização da iluminação pública e no desencravamento de localidades.
Por outro lado, chamou atenção para os desafios que persistem, nomeadamente as limitações no transporte aéreo e marítimo, o desemprego jovem, a pobreza e o défice habitacional.
Numa nota de confiança no potencial da ilha, o Presidente considerou que São Nicolau, “terra de Chiquinho, Sodade e de um dos carnavais mais populares do país”, reúne condições para se tornar mais atractivo, dinâmico e competitivo, caso “aposte fortemente” em sectores estratégicos como agroturismo, pesca, turismo de natureza, agricultura e cultura.
José Maria Neves renovou os votos de prosperidade, desenvolvimento e bem-estar para todo o concelho e dirigiu uma saudação especial aos munícipes da Ribeira Brava, incluindo os que integram a diáspora.
WM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar