Ribeira Brava, 21 Fev (Inforpress) – O presidente do grupo carnavalesco Copa Cabana garantiu hoje que o grupo está a trabalhar para ter um Carnaval 2025 à “altura e dimensão” daquilo que tem sido a tradição na ilha de São Nicolau.
Em declarações à Inforpress, a praticamente uma semana do primeiro dia dos desfiles do Carnaval da Ribeira Brava, Emanuel Cabral avançou que apesar dos vários desafios que ainda persistem os trabalhos nas diferentes comissões estão a decorrer a “bom ritmo”.
O grupo Copa Cabana mantém a tradição de apenas divulgar o enredo no dia dos desfiles, mas o presidente do grupo mostra-se confiante que irão apresentar um bom trabalho pelas ruas da cidade da Ribeira Brava.
Segundo ele, neste sábado, 22, o grupo irá fazer a já habitual recepção no aeroporto da sua rainha, vinda dos Estados Unidos, e outras figuras de destaque vindas do exterior, enquanto os ensaios públicos estão previstos para arrancar na segunda-feira, 24.
Relativamente ao número de foliões, apontou que o mesmo é “flutuante” pois muitas pessoas deixam para a última hora e também há vários imigrantes que chegam nos últimos dias. Sublinhou que o grupo espera apresentar entre 300 a 350 figurantes.
Emanuel Cabral realçou também que ainda persistem muitas dificuldades na organização do Carnaval, como a falta de apoios e também a perda de populações da ilha e destaca que há “uma tendência para agravar”.
“Sabemos que estamos numa ilha e num município com algumas dificuldades estruturantes em termos de desenvolvimento e sobretudo na camada jovem há tendência para uma saída da ilha à procura de novos horizontes, de novas oportunidades, seja a nível do país como também a nível do estrangeiro e isso tem dificultado muito principalmente a nível de mão-de-obra para os estaleiros”, destacou.
O responsável do grupo Copa Cabana realçou ainda que “há cada vez menos apoios”, apesar de destacar que o Ministério da Cultura aumentou este ano “um pouco” o seu financiamento e de haver outras instituições que ainda continuam a apoiar, mas o patrocínio de empresas é “muito fraco”.
Apesar de tudo, Emanuel Cabral mostrou-se confiante que é possível fazer um bom Carnaval à dimensão da ilha e que as pessoas possam sair satisfeitas.
Este ano participam dos desfiles oficiais do Carnaval de São Nicolau nos dias 1, 2 e 4 de Março os grupos Copa Cabana e Estrela Azul.
WM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar