São Lourenço dos Órgãos: Escola de Órgãos Pequenos recebe Cantinho de Leitura num projecto para promover a educação em Cabo Verde

Inicio | Cultura
São Lourenço dos Órgãos: Escola de Órgãos Pequenos recebe Cantinho de Leitura num projecto para promover a educação em Cabo Verde
13/12/24 - 04:57 pm

João Teves, 13 Dez (Inforpress) – A Escola Básica de Órgãos Pequenos, em São Lourenço dos Órgãos, recebeu hoje dois cantinhos de leitura, enquadrado num projecto que visa promover a educação e a Língua Portuguesa entre as crianças de Cabo Verde.

O acto da inauguração destes dois cantinhos foi feito pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio, que destacou a importância do investimento na educação para o futuro do país.

“A importância é extraordinária, de cara estamos investindo na educação das crianças, isso é investir no futuro de Cabo Verde”, disse, sublinhando que, além disso, esta iniciativa promove a Língua Portuguesa, que é uma língua oficialmente hoje falada por quase 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Esses cantinhos, conforme destacou aquele secretário de Estado, fazem parte de projectos concretos que são capazes de ajudar na aprendizagem das crianças, mas também abrir-lhes as portas do mundo e dos sonhos, considerando este projecto como sendo “um exemplo extraordinário de cooperação”.

Nesta senda, explicou que a cooperação portuguesa apoia o projecto da Grande Feira do Livro de Cabo Verde, e que em 2025 vai ser reforçado este apoio ainda mais, pois, além de ser uma feira itinerante, tem depois essa valência de criar essas sementes, ou seja, os cantinhos de leitura nas escolas.

Já a presidente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Matilde Santos, considerou que o momento é de “muita satisfação e regozijo”, realçando que é a materialização de um projecto mais complexo, que é a Grande Feira do Livro, explicando que estes dois cantinhos são resultados da edição de 2024.

“Trata-se de mil exemplares de obras remanescentes da Grande Feira do Livro de Cabo Verde, e a ideia é fazer com que esses cantinhos de leitura se multipliquem em todo o país e principalmente nas escolas onde não há bibliotecas escolares e os alunos têm mais dificuldades de acesso aos livros infantojuvenis”, explicou esta dirigente.

Este acervo, conforme explicou, é um acervo complexo, que abrange várias faixas etárias e que os livros serão úteis não só para essa escola, mas também para as outras escolas do município e todas as comunidades envolventes.

Igualmente, considerou que este é um momento de reforçar a própria promoção do livro, da leitura e do Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, justificando que a Grande Feira do Livro tem a componente em que as verbas serão alocadas todas no Plano Nacional de Leitura.

Daí, contém não só o apetrechamento de escolas com livros actualizados, mas também a edição e reedição de obras de grande relevo no domínio infanto-juvenil.

Por seu turno, o delegado do Ministério da Educação em São Lourenço dos Órgãos, Jairson Delgado, destacou que a cooperação já havia contribuído anteriormente com a construção de um pátio esportivo na Escola de Boca Larga e que agora os novos cantinhos de leitura vão enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

"Investir em educação é investir no futuro do nosso país", concluiu Delgado, reafirmando a importância de iniciativas que beneficiem não apenas os alunos, mas toda a comunidade educativa.

Estes dois cantinhos vão beneficiar directamente os 48 alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Básico Obrigatório desta escola, mais 18 alunos do pré-escolar e toda a comunidade envolvente.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar