São Filipe: Projecto de construção do monumento em homenagem ao emigrante apresentado hoje

Inicio | Cultura
São Filipe: Projecto de construção do monumento em homenagem ao emigrante apresentado hoje
07/01/26 - 07:45 am

São Filipe, 07 Jan (Inforpress) - A Câmara Municipal de São Filipe promove hoje, no Salão Nobre, a apresentação pública do projecto de construção de um monumento em homenagem ao emigrante, a ser edificado na Rotunda de Lém, no acesso ao aeródromo.

De acordo com uma nota da autarquia, o monumento terá um carácter simbólico e visa homenagear a “coragem, a esperança e o contributo inestimável” dos emigrantes para o desenvolvimento social, económico e cultural do município de São Filipe, e reconhece “o papel determinante” da diáspora na história e no progresso local.

O projecto do monumento está integrado numa iniciativa mais ampla denominada Beltches+ CulTurArte, que tem como objectivo reabilitar, integrar, reforçar e promover o empreendedorismo e a valorização cultural no bairro de Beltches.

A iniciativa aposta na promoção do turismo urbano e cultural, com a ambição de transformar o bairro numa referência nacional neste domínio.

Entre as principais linhas de actuação do projecto estão a formação e o fomento do pequeno negócio junto das famílias do bairro, a utilização do Street Art para revitalizar o visual urbano e a dinamização de uma agenda cultural forte, centrada nos tambores, no Canizade e no Carnaval.

Com a implementação do Beltches+ CulTurArte, espera-se impulsionar o turismo urbano e cultural como alternativa sustentável de desenvolvimento, promovendo o crescimento socioeconómico do bairro e, de forma mais ampla, do município de São Filipe.

O projecto pretende ainda mobilizar investidores para apostarem no turismo urbano e cultural como motor de desenvolvimento.

O Beltches+ CulTurArte conta com um financiamento de 150 mil dólares, cerca de 15 mil contos, proveniente do Sistema das Nações Unidas, além da comparticipação da Câmara de São Filipe.

No total, o investimento ronda os 30 mil contos, valor que permitirá dar início a várias intervenções estruturantes, incluindo asfaltagem, melhoria da iluminação pública, criação de praças digitais, rotundas e áreas pedonais, bem como a construção do monumento ao emigrante, símbolo da diáspora, na entrada do bairro.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar