São Filipe: Presidente da câmara elogia projecto “Fogo Resort and Maritime Transportation” e destaca potencial da ilha

Inicio | Política
São Filipe: Presidente da câmara elogia projecto “Fogo Resort and Maritime Transportation” e destaca potencial da ilha
06/11/25 - 02:52 pm

São Filipe, 06 Nov (Inforpress) - O presidente da Câmara de São Filipe classificou o projecto “Fogo Resort and Maritime Transportation” como “uma iniciativa brilhante” e de “importância estratégica” para o desenvolvimento económico e turístico da ilha do Fogo.

Nuias Silva, que participou no acto da apresentação do projecto, que representa um investimento de 245 milhões de dólares, disse que o mesmo reflecte “uma visão grande e sustentável”, apostando na criação de um resort junto ao mar, com capacidade para aproveitar as potencialidades da economia azul da zona costeira.

Entre as oportunidades apontadas, Nuías Silva destacou os negócios ligados à marina, à dessalinização da água e à execução de furo de prospeção de água para fins agrícolas e para o próprio empreendimento, assim como outras soluções agregadas ao projecto.

“Já é hora de os empresários de Fogo começarem a ver com outros olhos o potencial e as vantagens comparativas da ilha do Fogo e da Região Fogo/Brava, unindo-se para criar soluções verdadeiramente sustentáveis”, afirmou o presidente.

O projecto, que inclui também uma componente voltada para o sector dos transportes, é visto pela câmara como um passo decisivo para dinamizar a economia local e elevar a qualidade da oferta turística e comercial do município.

“Trata-se de um projecto interessante e ambicioso, não só para Fogo, mas para todo o país”, sublinhou Nuías Silva que acrescentou que a autarquia está “sempre disponível para acolher projectos viáveis e sustentáveis conduzidos pelo sector privado”.

Nuías Silva reconheceu que o sector dos transportes continua a ser “um dos grandes desafios da região” e lembrou que as quatro câmaras têm em curso um projecto de menor escala para melhorar a ligação marítima entre Fogo, Brava e Santiago, cujo estudo de viabilidade deverá ser apresentado ainda este mês pelos consultores responsáveis.

“A falta de embarcações de carga tem causado transtornos aos operadores económicos, com mercadorias retidas há mais de um mês em Santiago à espera de transporte para Fogo e Brava”, lamentou o autarca.

Nuías Silva reiterou o compromisso da edilidade de São Filipe em apoiar iniciativas privadas que contribuam para o crescimento da economia local.

Segundo o mesmo, a concretização do projecto ““Fogo Resort and Maritime Transportation” poderá transformar completamente a estrutura económica e turística das ilhas do Fogo e Brava.

“O projecto é visto com bons olhos pela câmara e estamos totalmente disponíveis para colaborar na concretização desse grande sonho”, finalizou.

O projecto, que vai ocupar uma área de 120 hectares, prevê a construção de um resort de luxo de cinco estrelas, com 350 quartos e suítes, uma marina flutuante e aquisição de três navios Ropax para transporte de passageiros e dois cargueiros.

JR/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar