São Filipe, 06 Set (Inforpress) - A Câmara Municipal de São Filipe promove de 08 a 12 de Setembro um curso inicial de linguagem musical ministrado pelo professor Javier Turégano.
As inscrições para o curso, uma formação gratuita destinada ao público em geral, com especial enfoque para jovens interessados em aprender a ler partituras encontram-se abertas e as pessoas interessadas podem inscrever-se até a próxima segunda-feira, 08 de Setembro, data do início da formação.
A iniciativa, segundo uma nota publicada na página da edilidade de São Filipe nas redes sociais, decorre no âmbito do programa Acerca, fruto da colaboração entre a Câmara de São Filipe e a Embaixada da Espanha em Cabo Verde, e visa capacitar profissionais da cultura como motor de desenvolvimento sustentável.
O curso será ministrado por Javier Turégano, professor superior de piano pelo Conservatório Superior de Música de Las Palmas de Gran Canaria e a sua orientação promete enriquecer a formação musical dos participantes, através de técnicas fundamentais de leitura de partituras e prática musical.
“Esta é mais uma aposta na valorização da cultura e do talento local” destaca a publicação da edilidade que sublinha o compromisso contínuo da equipa camarária com o desenvolvimento do município.
A autarquia destaca ainda a importância de investir em iniciativas que criem oportunidades reais para os cidadãos, contribuindo para um São Filipe mais atrativo, inclusivo e culturalmente dinâmico e que valorize os jovens e promova a música no município.
O programa Acerca (programa de capacitação para desenvolvimento do sector cultural) é uma iniciativa da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e tem como objectivo fortalecer as capacidades profissionais de agentes culturais nos países parceiros da cooperação espanhola, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da cultura.
O programa visa ainda formar e capacitar profissionais do sector cultural (artistas, gestores, técnicos), fomentar a diversidade cultural, o acesso à cultura e o desenvolvimento de políticas públicas culturais, valorizar a cultura como ferramenta de desenvolvimento humano e social e estimular a cooperação internacional cultural entre a Espanha e países da América Latina, África e outros parceiros.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar