Armindo Sousa eleito novo presidente do conselho de administração da TACV

Inicio | Economia
Armindo Sousa eleito novo presidente do conselho de administração da TACV
22/10/25 - 05:16 pm

Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) – A Assembleia Geral da TACV, realizada na terça-feira, 21, confirmou a eleição de Armindo Sousa como novo presidente do conselho de administração e a integração de Mário Tavares, até então director de Qualidade, na comissão executiva.

Durante o encontro, que aconteceu na Cidade da Praia, foi também aprovada a proposta apresentada por Victor Fidalgo, maior accionista privado da companhia, para o aumento salarial dos três membros da comissão executiva.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), o accionista explicou que a medida visa “estabilizar e compensar” os profissionais que têm vindo a trabalhar para consolidar a empresa, destacando que a TACV “é uma empresa complexa, do sector da aviação comercial, e não pode ser comparada com outras mais simples existentes em Cabo Verde”.

“Entendi fazer esta proposta tomando em conta a situação global dos salários dos seniores da empresa e também o que se paga em pequenas empresas afins para podermos ter um quadro salarial razoável e atractivo”, apontou.

Acrescentou ainda que será elaborado um guião e uma carta de missão para garantir o acompanhamento e a avaliação do desempenho do conselho de administração, bem como a definição de um plano de negócios que permita maior transparência na gestão.

Questionado sobre as reivindicações dos pilotos, Fidalgo afirmou que caberá ao novo conselho de administração analisar a situação e decidir, podendo recorrer aos accionistas se considerar necessário.

Reconheceu ainda que a Cabo Verde Airlines (TACV) enfrenta fragilidade financeira, pelo que qualquer decisão com impacto económico deve ser previamente concertada com o Estado, aciconista maioritário com 51% do capital social.

O accionista manifestou confiança na nova equipa de gestão, salientando que os novos administradores “têm experiência no sector e conhecimento da casa”, o que poderá contribuir para uma fase de “maior estabilidade e eficiência” da companhia aérea, que se encontra num processo de nova privatização ainda sem data definida.

De acordo com a proposta, o salário do presidente do conselho de administração passa a ser de 450 contos, enquanto os administradores vão auferir um salário de 405 contos.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar