Porto Novo, 17 Out (Inforpress) – A criação do Organismo de Gestão do Destino (DMO, sigla inglesa) constitui um dos desafios que se colocam ao turismo da natureza em Santo Antão, declarou o presidente da Associação para Defesa do Património de Mértola (Portugal).
Jorge Revez, que falava hoje na abertura do seminário sobre territórios sustentáveis, que se realiza na cidade do Porto Novo, avançou que Santo Antão é a ilha pioneira em Cabo Verde em matéria de turismo da natureza, mas há ainda desafios que se colocam, designadamente a criação de um Organismo de Gestão do Destino.
“Se pensarmos Santo Antão, há 15 anos não se falava em turismo da natureza. Era uma questão profundamente residual. Mas hoje o turismo da natureza está na agenda do Governo e a ilha de Santo Antão é pioneira desta agenda”, notou o presidente da Associação para Defesa do Património de Mértola, que há mais de duas décadas coopera com a ilha.
Para este responsável, os projectos promovidos em Santo Antão pela Associação para Defesa do Património de Mértola, mas também pelas câmaras municipais e pelo Governo, nas áreas do turismo, ambiente e agricultura, fazem com que Santo Antão “esteja na dianteira” em matéria de turismo da natureza em Cabo Verde.
“Santo Antão é pioneiro, mas há desafios, nomeadamente a criação do DMO para a organização e gestão do destino”, notou Jorge Revez, sugerindo a criação de um DMO que juntará as ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau.
A criação do DMO está prevista no âmbito do Plano Operacional do Turismo 2022-2026.
O seminário sobre territórios sustentáveis realiza-se no âmbito do projecto “Capacitar e Promover para Desenvolver”, que está a ser implementado em Santo Antão, pela Associação Terras do Baixo Guadiana, Portugal, da qual a Associação para Defesa do Património de Mértola faz parte.
Ainda no quadro deste seminário, decorre entre hoje e sexta-feira, 18, Outubro, na cidade do Porto Novo, um mostra de produtos locais, agrícolas e transformados, de Santo Antão e de Portugal.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar