Ribeira Grande, 06 Out (Inforpress) – O padre António Ferreira, conhecido por “padre Ima”, destacou hoje a crucial intercessão de Nossa Senhora em tempos de dificuldade e instabilidade e convidou os fiéis a buscarem a paz e a esperança na sua protecção.
O padre Ima, que falava à Inforpress após a missa solene em honra de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da freguesia sediada na Ribeira Grande, Santo Antão, explicou que hoje se celebra a Mãe de Deus, que esteve ao lado dos discípulos em oração após a morte de Jesus Cristo.
O padre destacou que, ao longo da história, a Igreja recorreu à protecção de Nossa Senhora em tempos de crise invocando-a, especialmente, por meio do Rosário.
Neste sentido, fez um apelo aos fiéis para que, amanhã, dia 07, se unam em oração, como solicitado pelo Santo Padre, num gesto de fé e solidariedade global.
Reflectindo sobre os desafios actuais, como a crise da dengue, a guerra e a insegurança económica, o padre Ima convidou a comunidade a não se deixar abater pelos medos e angústias.
“Assim como Maria, somos chamados a buscar a paz e a esperança, confiando na força do Espírito Santo para construir um mundo de justiça e fraternidade”, disse.
O padre António Ferreira encorajou os fiéis a continuarem “firmes” na fé, “lembrando que Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, sempre oferecendo luz em meio à escuridão”.
A solene concelebração eucarística de hoje, seguida de procissão, foi o ponto de alto de um vasto programa comemorativo que a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário preparou para a festa da padroeira, que arrancou no passado mês de Setembro com actividades religiosas, lúdicas, culturais e desportivas.
A nível do desporto, a Paróquia realizou um torneio de futsal, denominado “play Maria”, que decorreu no pavilhão desportivo David Fortes, na cidade da Ribeira Grande, e, a nível do atletismo, realizou provas de resistência (cinco quilómetros – km) em masculinos, femininos e veteranos, e de velocidade (150 metros) em masculinos e femininos (seniores e desporto adaptado).
O programa cultural integrou um desfile de música religiosa, denominada “Cantar Maria”, uma noite cabo-verdiana, com a participação de artistas locais, e uma conferência sobre a história da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, proferida pelo historiador padre Ima.
LFS/HF//HF
Inforpress/Fim
Partilhar