Santo Antão/Planalto Leste: Habitantes “contentes” com possibilidade de ter luz eléctrica ainda em Junho – líder associativo

Inicio | Sociedade
Santo Antão/Planalto Leste: Habitantes “contentes” com possibilidade de ter luz eléctrica ainda em Junho – líder associativo
05/06/24 - 12:38 pm

Porto Novo, 05 Jun (Inforpress) – O presidente da Associação Luz Viva em Lagoa do Planalto Leste, Santo Antão, disse hoje que os moradores de Espadana, Matinho e Moroços estão “contentes” com a possibilidade de passar a ter luz eléctrica ainda em Junho.

“Vejo a alegria das pessoas com o avançar dos trabalhos de electrificação destas zonas. Há muito tempo que esperam pela luz eléctrica que vai ser uma realidade ainda neste mês de Junho”, disse à Inforpress Alberto Silva, regozijando-se com este projecto, que está a ser executado pela Empresa de Electricidade e Água (Electra).

Os habitantes destas localidades esperavam, há mais de quatro anos, pela electrificação de Espadaná, Moroços e Matinho, cujos trabalhos decorrem desde o mês de Abril, devendo ficar prontos ainda no decorrer deste mês de Junho, segundo a previsão da Electra.   

O projecto, financiado pelo Governo de Cabo Verde, consiste na expansão de rede de baixa tensão a partir da zona de Lagoa do Planalto Leste e ainda na iluminação pública destes três povoados do Planalto Leste.

Com a electrificação de Espadaná, Matinho e Moroços, o Planalto Leste ficará totalmente coberto com energia eléctrica durante 24 horas por dia.

Santo Antão tem uma cobertura de energia eléctrica acima dos 90 por cento (%), segundo o Ministério da Energia, que se prepara para realizar novos investimentos nesta ilha, mais concretamente no reforço das centrais fotovoltaicas em Monte Trigo e Chã de Feijoal (Porto Novo) e em Figueiras e Ribeira Alta (Ribeira Grande).

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar