Ribeira Grande, 21 Jul (Inforpress) – O bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, anunciou que o padre Ricardo Monteiro, ordenado hoje na Ponta do Sol, vai servir aos paroquianos de Santo António da Pombas, no concelho do Paul.
Durante a cerimónia de ordenação do novo padre, o bispo de Mindelo disse que o novo sacerdote é uma "graça de Deus" e que, apesar de não ser comum indigitar um novo padre para ser pároco, a Igreja vai confiar-lhe essa missão na paróquia de Santo António das Pombas, no Paul.
"Para nós é uma bênção muito grande. É um sinal de crescimento e é, também, um sinal de esperança. Quer dizer que há jovens que continuam a ouvir a voz de Deus. A sua grande responsabilidade vai ser pároco na paróquia de Santo António das Pombas, no Paul", assinalou.
O padre Ricardo Monteiro falou de um momento muito esperado, de muita alegria, e agradeceu a confiança do bispo para dirigir a paróquia do Paul.
"É sempre um desafio, porque estou a iniciar um ministério e ele, com confiança, vai-me nomear para estar à frente daquela comunidade que é uma força viva", disse.
Dom Ildo Fortes avançou que a tomada de posse do padre Ricardo, na paróquia de Santo António das Pombas, vai acontecer no dia 22 de Agosto.
Ricardo Monteiro nasceu na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, no dia 25 de Outubro de 1994. Cresceu na cidade da Ponta do Sol, Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, ilha de Santo Antão.
Depois de ter concluído os estudos secundários, em Setembro de 2012, ingressou nos estudos religiosos no Seminário da Diocese de Santiago, no ano seguinte, prosseguiu para Portugal, onde continuou os estudos teológicos.
Entretanto, foi convidado para estudar em Roma, onde fez licenciatura em Teologia (2017-2020) e mestrado em Teologia Bíblica (2020-2023).
No dia 30 de Abril de 2022, Ricardo Monteiro foi ordenado diácono na Basílica de São Pedro e regressou para Cabo Verde, em 2023, tendo iniciado o seu estágio pastoral na ilha de São Vicente.
EL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar