Santo Antão: Ministro da Família afirma que Governo trabalha para incluir e igualar oportunidades

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Ministro da Família afirma que Governo trabalha para incluir e igualar oportunidades
22/07/24 - 03:55 pm

Paul, 22 Jul (Inforpress) - O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, afirmou hoje, no Paul, Santo Antão, que o Governo está a trabalhar para incluir e igualar oportunidades, permitindo que as pessoas possam ascender socialmente.

"Estamos a cumprir. Nós dissemos que iríamos estruturar uma política social de inclusão em Cabo Verde e estamos a fazê-lo", disse.

Elísio Freire, que discursava na apresentação do programa Fundo Mais, afirmou que o Governo pretende que cada cidadão seja autónomo e responsável pela sua vida.

Assim, segundo o governante, quando uma família com rendimento social de inclusão pertence ao grupo 1 ou 2 do cadastro, é-lhe atribuído um rendimento para garantir acesso ao básico.

Fernando Elísio Freire explicou que o "Fundo Mais" custa 50 cêntimos de euro por cada turista que entra em Cabo Verde, sendo utilizado para erradicar a extrema pobreza e implementar políticas de inclusão social.

"Através deste instrumento financeiro e dos outros que já criámos, como o rendimento social de inclusão, a tarifa social de água e electricidade, medidas educativas, de saúde e de habitação, estamos a conseguir sustentar esta política", garantiu.

Neste sentido, o ministro da Família destacou que o Governo está a cumprir com Santo Antão, referindo que através destas medidas alcançaram-se 1.200 famílias com rendimento social de inclusão.

"Acredito que estamos em condições de garantir a sustentabilidade desta política neste momento. Já fizemos muito, mas sabemos que ainda há muito a fazer, pois queremos que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades. Não é fácil alcançar isso de uma só vez", concluiu.

LFS/CP

Inforpress/Fim

Partilhar