Santo Antão: Falta de mão de obra condiciona actividade agrícola nas zonas altas

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Falta de mão de obra condiciona actividade agrícola nas zonas altas
06/10/24 - 09:41 am

Porto Novo, 06 Out (Inforpress) – A actividade agrícola nos planaltos Norte e Leste da ilha de Santo Antão tem sido condicionada pela falta de mão de obra nessas localidades como consequência do êxodo rural, informaram hoje os agricultores.

No Planalto Norte, o agricultor Marciano Guilherme explicou que encontrar “um homem de enxada” tem sido “tarefa muito difícil” neste período do ano nessa localidade, onde a saída dos jovens para outras ilhas tem sido um problema.

“Os jovens estão a sair do Planalto Norte, por isso, tem sido muito difícil encontrar homens de enxada. O problema de mão de obra está a condicionar muito a actividade agrícola neste planalto”, avançou.

Também, no Planalto Leste, o agricultor Domingos Morais disse à Inforpress que o problema de mão de obra tem sido uma preocupação.

Os agricultores têm vontade de investir, mas deparam com a falta de pessoas para trabalhar, adiantou este agricultor, lamentando também a perda da força de trabalho nas zonas rurais devido à saída dos jovens para os centros urbanos ou para outras ilhas.

Nos vales agrícolas, os proprietários têm-se, igualmente, queixado da falta de trabalhadores, sobretudo entre os meses de Janeiro e Maio, por altura da colheita de cana sacarina, como são os casos da Ribeira da Cruz e do Tarrafal de Monte Trigo.

JM/HF

Inforpress/Fim  

Partilhar