Ribeira Grande, 05 Abr (Inforpress) – O eleito municipal da bancada da Alternativa Ribeira Grande (ARG, oposição) Adelino Cruz voltou a reclamar da falta de iluminação pública na localidade da Garça, interior do concelho da Ribeira Grande, Santo Antão.
Em declarações à Inforpress, Adelino Cruz afirmou que há mais de cinco anos que a população da Garça “vive no breu”, com apenas 30 por cento (%) das lâmpadas operacionais.
“A situação é caótica, pois temos algumas zonas encravadas como Lombo Amaro, Gameiro e Andriene, em que nenhum dos candeeiros acende”, reforçou.
Conforme o eleito municipal da ARG, todas as vezes que se realiza sessão da Assembleia Municipal da Ribeira Grande tem colocado a questão da iluminação publica “deficitária” na localidade da Garça.
No entanto, segundo Adelino Cruz, a resposta que tem recebido do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, é que de conversas que tem tido com o responsável da Electra há um barco que está a transportar os materiais para reforçar a iluminação em Santo Antão.
“Mas, há mais de dois anos que estamos à espera desses tais materiais referentes às desculpas que nos tem dado que nunca o tal barco chegou, e continuamos no breu”, pontuou.
Adelino Cruz alegou ainda que os moradores da Garça estão a pagar a taxa de iluminação pública por duas vezes, porque, segundo o mesmo, a taxa é cobrada na fatura de luz e depois devido a escuridão nas ruas são “obrigados” a acender as lâmpadas externas das suas casas que também conta no contador.
Santo Antão tem registado nos últimos tempos, em várias localidades, tanto nas cidades como no interior, moradores a reclamar da falta de iluminação pública.
Uma preocupação que tem sido colocada à administração da Electra pelos presidentes das câmaras municipais.
Na quarta-feira, numa missão à Santo Antão, o administrador executivo da Electra Osvaldino Lopes garantiu que a ilha vai receber “de imediato” um investimento de 115 mil contos no sector de energia eléctrica nos três municípios.
Conforme apurou a Inforpress junto da autarquia portonovense, os investimentos previstos para este ano vão incidir, sobretudo, na electrificação de algumas comunidades, na melhoria da rede existente e no reforço da iluminação pública.
O administrador executivo da Electra disse recentemente à Inforpress que o projecto de electrificação de Bolona, no Planalto Norte do Porto Novo, está nesta altura a ser concluído e que os projectos de electrificação de Espadaná, Matinho e Moroços, no Planalto Leste, vão arrancar em Abril, devendo ficar prontos em dois meses.
LFS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar