Santo Antão: Campanha de protecção das tartarugas marinhas já começou nesta ilha – Terrimar

Inicio | Ambiente
Santo Antão: Campanha de protecção das tartarugas marinhas já começou nesta ilha – Terrimar
17/06/24 - 11:11 am

Porto Novo, 17 Jun (Inforpress) – A campanha de protecção das tartarugas marinhas já decorre na ilha de Santo Antão, numa iniciativa coordenada pela Associação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Terrimar), com sede na cidade do Porto Novo.

Conforme esta associação, a campanha de protecção das tartarugas em Santo Antão foi lançada por ocasião do Dia Mundial das Tartarugas Marinhas, devendo decorrer entre os meses de Junho e Outubro, em parceria com o Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente (GEF SGP), Direcção Nacional do Ambiente e com a Câmara Municipal do Porto Novo. 

Na preparação desta campanha, a Terrimar realizou, agora em Junho, uma acção de capacitação em metodologias aplicadas à monitorização de tartarugas marinhas, destinada a voluntários e assistentes de campo.

Durante esta formação, foram abordados temas como biologia e ecologia das tartarugas marinhas e sua identificação e técnicas de marcação e recolha de dados no campo.

Em 2023, a Terrimar registou, nos primeiros dois meses de campanha, 1.261 ninhos de tartarugas em toda a ilha de Santo Antão, no âmbito da campanha de protecção das tartarugas marinhas, que abrange, todos os anos, as praias em Tarrafal de Monte Trigo, Cruzinha, Costa do Norte e Costa Sul e ainda a cidade do Porto Novo.

O programa de conservação de tartarugas marinhas na ilha de Santo Antão vai ser marcado pela prospecção das praias para a identificação de ninhos e rastos desta espécie em vias de extinção.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar