Porto Novo, 11 Set (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), em Santo Antão, destacou hoje o impacto do projecto sobre sistemas agroflorestais desta ilha na produção de hortícolas nesse planalto, que são destinados às cantinas escolares.
A presidente desta associação, Josefa Sousa, explicou à Inforpress que, graças às formações ministradas no âmbito deste projecto, promovido pela cooperação portuguesa, a Amupal tem estado, através do campo experimental instalado no Planalto Leste, a produzir produtos frescos que têm sido doados às cantinas escolares.
Produtos como repolho, couve, cebola e beterraba têm sido produzidos ao longo do ano no Planalto Leste apesar da pouca disponibilidade de água, isso graças à utilização de técnicas agroecológicas aplicadas no processo de cultivo, avançou ainda a presidente da Amupal.
O projecto sobre sistemas agroecológicos de Santo Antão é promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, que tem estado a desenvolver acções de capacitação dos agricultores nos mais variados domínios, com destaque para o combate a pragas e doenças na agricultura e sobre a gestão dos sistemas agroflorestais.
Graças às formações, os lavradores têm recebido conhecimentos técnicos e práticos a nível da importância da cobertura do solo, da podagem das árvores, de corta-ventos para proteger as espécies mais frágeis, cama de composto para a produção de hortícolas e folhas saudáveis.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar