Santo Antão: Psicólogos educacionais recebem formação em primeiros socorros psicológicos

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Psicólogos educacionais recebem formação em primeiros socorros psicológicos
23/10/25 - 12:56 pm

Cidade das Pombas, Paul, 23 Out (Inforpress) - Doze psicólogos educacionais dos concelhos do Porto Novo, Ribeira Grande e Paul iniciaram hoje uma formação em primeiros socorros psicológicos, que será posteriormente alargada a líderes comunitários para melhorar o apoio a emergências emocionais em Santo Antão.

Em declarações a imprensa, a delegada de Saúde do Paul, Evadilve do Rosário, explicou que o objectivo passa por reproduzir e disseminar a formação dentro da ilha, garantindo que mais pessoas estejam aptas a intervir nos primeiros momentos de uma crise emocional.

“Trata-se de uma capacitação, uma iniciativa da OMS. Em 2022 foi realizada uma formação com 57 formandos e a ideia agora é replicar a formação na ilha, de forma a podermos levar os primeiros socorros psicológicos para a comunidade”, afirmou.

A responsável sublinhou que o encontro permite juntar os psicólogos educacionais dos três concelhos, criando um alinhamento de actuação.

“Sabemos que o mundo está a viver em constante stress, desastre, emergência. É uma forma de capacitar para podermos dar o primeiro apoio lá na comunidade em situações de crise”, acrescentou.

A formação decorre durante três dias, 23 e 24 de Outubro para os psicólogos educacionais e 25 para os líderes comunitários, cujo número de participantes será definido até sábado.

Por sua vez, o psicólogo e formando Ruben Gomes considerou a capacitação “muito importante e necessária”, sobretudo para o contexto escolar, onde situações de emergência emocional são cada vez mais frequentes.

“É muito importante os profissionais estarem preparados para atendimentos de urgência em instituições educativas. E também para podermos repassar a formação a outros profissionais, porque às vezes temos situações em que o aluno precisa de atendimento urgente e nem sempre há psicólogo disponível no momento”, acentuou.

Ruben Gomes realçou que a formação vai permitir que outros profissionais estejam preparados para realizar o primeiro apoio, encaminhar o aluno para o hospital quando necessário ou aplicar técnicas imediatas para estabilizar a situação.

Segundo o psicólogo, desde a pandemia da covid-19 têm surgido mais casos de ansiedade, traumas e depressão, problema agravado por episódios recentes como a passagem da tempestade Erin, que provocou medo e insegurança em várias famílias.

“A ansiedade é uma reacção psicológica muito presente nos jovens, principalmente estudantes. Pode gerar outros problemas de saúde, como a depressão. Temos de estar preparados para lidar com estas situações difíceis do dia-a-dia”, alertou.

LFS/CP

Inforpress/Fim

Partilhar