Santo Antão: Pescadores da Ponta do Sol pedem mais união após missa de Nossa Senhora das Graças

Inicio | Cultura
Santo Antão: Pescadores da Ponta do Sol pedem mais união após missa de Nossa Senhora das Graças
14/09/25 - 08:41 pm

Ponta do Sol, 14 Set (Inforpress) – Os pescadores da Ponta do Sol pediram hoje mais união de todos após uma missa no cais de pesca e procissão de botes em honra de Nossa Senhora das Graças, padroeira dos pescadores locais.

A eucaristia, presidida pelo pároco da paróquia Nossa Senhora do Livramento, padre Rui Nobre, no cais de Boca de Pistola, na zona de Lagedo, já é uma tradição e contou com a presença de fiéis católicos da cidade da Ponta do Sol e arredores.

Em declarações à Inforpress, o padre Rui Nobre disse que a missa é uma forma de pedir a intercessão, a bênção e protecção divina para todos os pescadores.

“O intuito é pedir a protecção da virgem Maria sobre os pescadores e as peixeiras nesta luta do dia a dia, sobretudo aos pescadores. A igreja é mãe por si, e mãe cuida. A igreja faz o papel daquela que ensina, que protege e que ajuda também os filhos nesta caminhada de fé”, declarou.

Em representação dos pescadores, Arlindo Rodrigues, membro da organização das actividades, sublinhou que a missa de Nossa Senhora das Graças já é uma tradição que enche de orgulho e alegria toda a cidade que deve estar unida.

“Estou orgulhoso de ver o povo a viver este momento de missa e procissão, com muita alegria. Mas quero dizer que ajudar é a principal forma de estarmos unidos, porque senão quem estiver à frente vai ficar cansado. Queremos que todos os marinheiros e a população ajudem”, pediu.

A procissão de botes decorreu com a afluência de muitas pessoas, com a imagem de Nossa Senhora das Graças, escolhida como protectora, botes enfeitados e um padre a abençoar o mar que é uma fonte de renda de muitos dos pescadores.

Também, autoridades de segurança como bombeiros e a Polícia Nacional estiveram presente na celebração que também contou com a arrematação de ramos.

A actividade realizada hoje está enquadrada nas festividades de Nossa Senhora do Livramento 2025, celebrada no dia 24 de Setembro, na Ponta do Sol, este ano sob o lema “Com a protecção da Senhora do Livramento, caminhemos com esperança”.

O local do evento, cais de “Boca de Pistola”, na zona de Lagedo, é um espaço emblemático carregado de história que em tempos serviu de porta de entrada da ilha de Santo Antão, recebendo muitas embarcações com cargas para abastecer a população, e continua com muita vida através da fauna diária dos pescadores.  

EL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar