Janela, 07 Mar (Inforpress) – As obras de reabilitação do Farol Fontes Pereira de Melo, localizado na ponta nordeste de Santo Antão, estão em andamento, no âmbito do projeto de valorização dos faróis de Cabo Verde.
O anúncio foi feito na quinta-feira, através da página oficial do Instituto do Património Cultural (IPC) nas redes sociais.
A publicação salientou que o projecto resulta de uma parceria estratégica entre o IPC e o Instituto Marítimo e Portuário (IMP), com financiamento da Cooperação Espanhola.
De acordo com o comunicado divulgado este é o terceiro de um total de oito faróis do arquipélago a ser reabilitado, numa iniciativa que visa, além da preservação histórica, garantir a funcionalidade dos faróis e reforçar a segurança da navegação.
As obras já estão em curso, com destaque para os trabalhos de preparação das paredes e reparação de fissuras, que estão a ser “cuidadosamente tratadas” para receber uma nova pintura, respeitando as características originais da estrutura.
A reabilitação do farol de Fontes Pereira de Melo visa restaurar a sua imponência e garantir que continue a desempenhar “um papel fundamental” na navegação marítima.
Além disso, a intervenção tem como objetivo reforçar o compromisso de Cabo Verde com a preservação do seu património e a promoção de um turismo sustentável e de qualidade.
Para isso, a obra inclui a criação de um Centro Interpretativo e outros espaços dedicados ao lazer e à fruição dos visitantes.
Em Dezembro de 2024, durante uma visita a Santo Antão, o ministro do Mar, Jorge Santos, revelou que o Farol Fontes Pereira de Melo estava prestes a ser entregue à gestão privada.
Segundo o ministro, a reabilitação do farol visa não só preservar o seu valor histórico, mas também preparar o local para atividades económicas, como restaurantes, centros de animação náutica e informações turísticas.
“O nosso objetivo é tornar o Farol Fontes Pereira de Melo um ponto de referência turística e um observatório de excelência da costa norte de Santo Antão”, afirmou Jorge Santos, sublinhando ainda que a concessão será feita a privados, para garantir a sustentabilidade do projeto.
O Farol Fontes Pereira de Melo, também conhecido como Farol d’Boi, foi construído em 1886, dois anos após a autorização da portaria régia de 02 de abril de 1884. Desde então, desempenhou um papel crucial na navegação, sinalizando a entrada norte do Porto Grande de São Vicente.
Além disso, o farol tem “um lugar especial” na história de Cabo Verde, associado à revolta de Santo Antão de 17 de abril de 1886, quando o Governo Colonial enviou a Canhoneira Mandovi para vigiar as águas circundantes, temendo que a população revoltada destruísse o farol.
LFS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar