Janela, 22 Dez (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, anunciou hoje que as obras do porto de pesca de Penedo de Janela, Paul, começam em 2025 para modernizar e revitalizar a infra-estrutura, essencial para a pesca e o turismo.
“Este é um projecto de grande importância, que remonta ao período colonial, quando Janela era um porto de exportação de banana para Portugal. Há mais de 50 anos, tentativas foram feitas para criar um novo porto aqui e, finalmente, temos um projecto que está em curso", afirmou.
Jorge Santos, que falava à imprensa após um encontro com os pescadores da comunidade de Penedo de Janela, esclareceu que o projecto se encontra, actualmente, em fase de concessão e elaboração, envolvendo uma parceria entre o Ministério do Mar e o Ministério do Turismo e Transportes, dentro de um pacote de financiamento do Banco Mundial.
Segundo Jorge Santos, o objectivo é construir um porto abrigado em Pontinha de Janela, com foco na energia marinha e na melhoria das condições para os pescadores e o sector pesqueiro.
Além de revitalizar a infra-estrutura portuária, o ministro do Mar explicou que o projecto inclui a construção de uma casa para pescadores e a criação de condições adequadas para o fabrico de gelo, essencial para a actividade pesqueira.
Jorge Santos destacou ainda que, devido à complexidade do projecto, não é possível divulgar, neste momento, os valores exactos envolvidos.
"O projecto vai envolver recursos significativos, especialmente considerando a necessidade de proteger o cais que será construído, pois sem a construção de um quebra-mar, o Porto de Pesca de Pontinha de Janela não será viável", avançou.
O ministro também recordou que a construção do porto de pesca em Pontinha é uma necessidade urgente, uma vez que as tentativas anteriores de criar a infra-estrutura foram destruídas pelo mar.
"Já foram gastos centenas de milhares de contos em tentativas frustradas, e é fundamental que agora adoptemos um planeamento robusto e estudos detalhados para garantir que esta obra não seja mais uma que tenha de ser reconstruída", enfatizou.
O ministro do Mar está em Santo Antão e, durante três dias, realizará um intenso programa de trabalho nos três municípios da ilha.
LFS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar