Santo Antão: Entrepostos agrícolas recebem materiais da FAO e do Ministério da Agricultura e Ambiente

Inicio | Ambiente
Santo Antão: Entrepostos agrícolas recebem materiais da FAO e do Ministério da Agricultura e Ambiente
14/01/25 - 03:55 pm

Porto Novo, 14 Jan (Inforpress) – Os entrepostos agrícolas em Santo Antão recebem esta quarta-feira, 15, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Ministério da Agricultura e Ambiente um conjunto de materiais para uma melhor operacionalização destes espaços.

Uma nota da FAO explica que vão ser entregues a essas unidades de tratamento, embalagem e comercialização de produtos agrícolas, cujo acto acontece no Tarrafal de Monte Trigo, 3.500 sacos de polipropileno, 18.000 sacos de rede, 1.440 caixas de plástico e 130 baldes de plástico.

O objectivo, segundo a mesma fonte, é reforçar a política do Ministério da Agricultura e Ambiente na criação de entrepostos agrícolas através do fornecimento de materiais para um melhor escoamento, com menos perdas, melhores condições de logística e transporte de produtos agrícolas.

Esta acção se insere no âmbito do projecto "Apoio de emergência para reforçar a capacidade das associações de produtores e dos agregados familiares mais vulneráveis para gerir a tripla crise e preservar a segurança alimentar em Cabo Verde".

Este projecto visa “minimizar a acentuada deterioração da segurança alimentar e nutricional” da população agrícola e da economia do país devido ao impacto de múltiplas crises e factores, quais sejam, os sucessivos anos de seca, que começaram em 2017, o impacto da pandemia da Covid-19 e as consequências da guerra Rússia-Ucrânia.

Este mesmo projecto, financiado em 250 mil dólares americanos pela FAO, é implementado juntamente com o Governo de Cabo Verde.

Porto Novo dispõe de dois entrepostos agrícolas situados na Ribeira da Cruz e no Tarrafal de Monte Trigo, estando em perspectiva a criação de um terceiro entreposto em Alto Mira.

JM/ZS

Inforpress/Fim   

Partilhar