Ponta do Sol, 05 Fev (Inforpress) - O presidente da Associação dos Pescadores da Ponta do Sol destacou hoje as dificuldades enfrentadas pelo sector nos últimos meses, especialmente durante os primeiros três meses do ano, período “historicamente complicado" para a actividade pesqueira.
Em declarações à Inforpress, José Sousa afirmou que nos últimos três dias a situação tornou-se “ainda mais dramática", com os pescadores impossibilitados de sair para o mar devido às fortes ondulações que atingiram a costa da região.
Consequentemente, conforme a mesma fonte, os donos de hotéis e residenciais na Ponta do Sol começaram a reclamar da falta de pescado, situação que tem gerado preocupações, especialmente nos dias mais recentes, quando a escassez de peixe se tornou mais evidente.
Contudo, José Sousa sublinhou que alguns pescadores, desafiando as condições adversas do mar, decidiram arriscar e sair em busca do pescado.
"Eles conseguiram entrar no mar, mas poderia ter acontecido algo pior. Levaram um bote para o mar e apanharam apenas três quilos de peixe. Imagina, não faz sentido arriscar a vida por tão pouco. Além disso, existia uma ordem da IMP que proibia a saída das embarcações", afirmou o presidente da associação, reforçando a necessidade de prudência e respeito pelos perigos do mar.
A situação dos pescadores não se limita às condições climáticas, pois José Sousa também mencionou um problema técnico no arrastador utilizado para a pesca, com o guincho essencial para a operação do barco apresentando avarias, o que dificultou ainda mais o trabalho dos pescadores.
Apesar das dificuldades, a mesma fonte afirmou que a associação se tem esforçado para encontrar soluções.
“Recentemente, num encontro com o ministro do Mar, Jorge Santos, foi proposta uma solução para resolver não só o problema do arrastador, mas também a falta de uma máquina de gelo e de um posto de combustível na Ponta do Sol”, disse.
Em relação à máquina de gelo, José Sousa disse que o diretor de gabinete do ministro do Mar garantiu que a máquina já se encontra em São Vicente, mas o desafio agora é garantir que a mesma seja instalada na Ponta do Sol, para que os pescadores possam contar com o “equipamento essencial" ao seu trabalho.
Para celebrar o Dia Nacional do Pescador, várias atividades foram programadas ao longo do dia, incluindo um almoço de convívio com todos os pescadores de Ponta do Sol.
LFS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar