Santo Antão/Cheias: MpD reitera que Governo está a cumprir com a ilha

Inicio | Política
Santo Antão/Cheias: MpD reitera que Governo está a cumprir com a ilha
14/11/25 - 01:00 am

Porto Novo, 14 Nov (Inforpress) – O Governo está a cumprir com Santo Antão em matéria de reposição do funcionamento da ilha na sequência da tempestade Erin, ocorrido em Agosto, reiterou hoje a Comissão Política Concelhia do MpD do Porto Novo.

Recorrendo a “dados oficiais” disponibilizados pelo Governo, a Comissão Política Concelhia do Movimento para a Democracia (MpD) do Porto Novo, através de uma nota, fez um balanço do plano de acção que está a implementar “desde a primeira hora” em Santo Antão, com intervenções à volta de 184 mil contos.

O município do Porto Novo foi o mais atingido pela tempestade, razão pela qual está a ser alvo de intervenções à volta de 137 mil contos, correspondente a 75 por cento (%) do montante global do plano, explica a nota da comissão política concelhia do MpD.

Em relação às estradas, a mesma fonte indicou que o Governo, em parceria com empresas locais e com a colaboração das câmaras municipais, está a investir 65 mil contos na reposição da circulação de viaturas e pessoas.

No documento refere-se ainda que, no caso do Porto Novo, além de obras na estrada Ribeira da Cruz – Chã de Norte, o Governo está a investir mais 16 mil contos, tendo disponível ainda um montante 15 mil contos “para consolidar” a estrada Ribeira da Cruz – Chã de Norte – Aldeia.

Na cidade do Porto Novo, são cerca de seis mil contos alocados à câmara municipal “para repor os calcetamentos e fazer a desobstrução da via pública”, diz ainda a nota do MpD Porto Novo.

A mesma fonte avançou que neste momento “há todo o apoio” prestado aos agricultores do município do Porto Novo, com obras de reposição das infra-estruturas hidroagrícolas de mobilização de água para agricultura, que decorrem em várias localidades, investindo cerca de 18 mil contos.

A nível da drenagem da zona onde se situa a empresa Águas de Porto Novo, o Governo vai investir 2.500 contos, que incluem o calcetamento da zona envolvente, visando criar condições seguras de funcionamento da empresa.

O Governo, adianta o MpD, prepara-se igualmente para reabilitar algumas escolas do Porto Novo, nomeadamente do Alto Peixinho, do ex-ciclo, da Ribeira de Corujinha, Berlim, de Lombo de Figueiras, de Alto Mira, do Tarrafal de Monte Trigo e no Liceu da Ribeira das Patas, investindo nove mil contos.

Realçou ainda que se está a recuperar infra-estruturas de distribuição de eletricidade, num investimento de mais de 42 mil contos.

Em relação aos caminhos vicinais, a nota destacou também um investimento de 12 mil contos alocados e intervenção em 28 habitações sociais, estimada em 20 mil contos.

Ainda em Santo Antão, o MpD mencionou ainda intervenções na estrada de Ribeirão, na Ribeira Grande, em mais de quatro mil contos para garantir a circulação de viaturas e pessoas em segurança.

Apontou ainda que o município do Paul está também a ser beneficiado com obras em habitações sociais, melhorando assim a vida das famílias afetadas pelas chuvas de Agosto.

No quadro do plano vai ser adquirida uma máquina giratória, avaliada em 20 mil contos para os três municípios da ilha de Santo Antão, avança a fonte.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar