Santo Antão/Chã de Branquinho: Deputados do MpD discutem com ministro da Agricultura recuperação da barragem subterrânea

Inicio | Política
Santo Antão/Chã de Branquinho: Deputados do MpD discutem com ministro da Agricultura recuperação da barragem subterrânea
26/03/25 - 03:56 pm

Porto Novo, 26 Mar (Inforpress) – A recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho, Porto Novo, foi um dos assuntos abordados num encontro, nesta terça-feira, entre os deputados do MpD (poder), eleitos por Santo Antão, e o ministro da Agricultura.

Uma nota divulgada hoje pelos parlamentares do Movimento para a Democracia diz que, ainda em relação a Porto Novo, foram abordados o ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, o projecto da zona agrícola de Manuel Lopes e ainda o projecto de mobilização de água para agricultura em Gamboeza.

O Ministério da Agricultura e Ambiente anunciou, no início deste ano, que procederá, no decurso de 2025, à remodelação completa da barragem subterrânea de Chã de Branquinho, que não opera há mais de oito anos.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, informou, na sequência de uma missão técnica a Chã de Branquinho, que a remodelação dessa barragem vai estar a cargo da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS).

O propósito do Governo é operacionalizar essa infra-estrutura para a mobilização da “muita água” que se perde na ribeira de Chã de Branquinho para irrigar as zonas de Chã de Branquinho, Clementim e Covoada de Vassoura.   

O projecto de mobilização de água para agricultura nas zonas altas do Paul, o aterro sanitário controlado de Santo Antão, o ordenamento da bacia da Ribeira Grande, o programa de perfuração, o controlo da praga dos mil pés foram algumas das várias questões abordadas também no encontro.

Os deputados dizem ter recebido a garantia de Gilberto Silva quanto à continuidade e ao reforço dos projectos em Santo Antão, os quais fazem parte do programa do Governo e integrados numa estratégia de desenvolvimento desta ilha, em curso desde o ano 2016.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar