Santo Antão/Ano Agrícola: Deputados do MpD discutem com Governo plano de auxílio às comunidades

Inicio | Política
Santo Antão/Ano Agrícola: Deputados do MpD discutem com Governo plano de auxílio às comunidades
06/12/25 - 09:00 am

Porto Novo, 06 Dez (Inforpress) – Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder), eleitos por Santo Antão, informaram na sexta-feira, 05, estar em diálogo com o Governo para a montagem de um plano de auxílio às comunidades face ao mau ano agrícola.

No término de uma visita de três dias a Santo Antão, os deputados constataram que o ano agrícola “vai ser nulo em termos de produção de grãos”, embora acreditem que as recentes chuvas ocorridas na ilha possam garantir algum pasto.

“Já estamos em diálogo com o Governo no sentido de montar um plano de auxílio às comunidades com a criação de postos de trabalho para que as pessoas possam ter rendimentos”, sublinhou o porta-voz dos parlamentares, Damião Medina.

Damião Medina avançou que há necessidade de se abrir frentes de trabalho nas zonas mais afectadas pelo mau ano agrícola, como Lagoa da Ribeira das Patas e os planaltos Norte e Leste.

Este parlamentar referiu-se ainda à iluminação pública e reconheceu que há necessidade de uma melhoria na ilha, mas disse ter a garantia do Governo de que Santo Antão vai ser contemplado com seis mil lâmpadas no âmbito do projecto “Cabo Verde 100% Led”.

Este projecto vai permitir substituir todas as lâmpadas e reforçar nas zonas onde haja necessidade, explicou.

No âmbito da visita, os deputados do MpD visitaram projectos realizados e em curso em Santo Antão, entre eles o projecto dos jovens agricultores da Casa de Meio, o projecto hidroagrícola da Gamboeza, o centro de expurgo e o pólo de formação profissional do Porto Novo.

O deputado informou que a ilha de Santo Antão recebe, actualmente, investimentos públicos na ordem dos três milhões de contos.

JM/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar