Santiago Norte: Novo curso do CEFP de Santa Catarina aposta no desenvolvimento de produtos alimentares inovadores (c/áudio)

Inicio | Economia
Santiago Norte: Novo curso do CEFP de Santa Catarina aposta no desenvolvimento de produtos alimentares inovadores (c/áudio)
06/11/24 - 12:27 pm

Assomada, 06 Nov (Inforpress) – O Centro do Emprego e Formação Profissional (CEFP) de Santa Catarina (Santiago) lançou um novo curso voltado para o desenvolvimento de produtos inovadores, visando capacitar profissionais com habilidades criativas e técnicas para atender à demanda do mercado actual.

A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo coordenador pedagógico do CEFP de Santa Catarina, Adelcides Barros Lopes, que lembrou que o curso de formação profissional de Nível 3 em “Elaboração Industrial de Produtos Alimentares”, arrancou em Dezembro de 2023, com uma turma de 13 jovens, sendo 12 do sexo feminino e um do sexo masculino.

O projecto de formação, destinado aos jovens da região Santiago Norte, com duração de um ano, é financiado a 100 por cento (%) pelo Governo, através do Fundo de Promoção de Emprego e Formação Profissional, e beneficiou jovens inscritos no Cadastro Social Único (CSU) 1 e 2.

O objectivo do curso, cuja primeira turma encontra-se na parte teórica, segundo o responsável, é capacitar os profissionais que actuam directa ou indirectamente no manuseamento, produção, armazenamento e/ou comercialização de alimentos.

“Este curso vai ao encontro da necessidade do mercado actual. Como sabemos Cabo Verde é um país que tem alguma dificuldade com a regularidade de chuvas, mas, há períodos em que temos algum excedente de produtos e oscilação de preços”, afirmou.

Acrescentou que o curso, que faz parte do plano de actividades desta instituição de formação profissional, pretende dar oportunidades a estes jovens de desenvolverem as suas habilidades técnicas para que possam dar as suas contribuições no mercado de trabalho, com estes produtos inovadores e de grande relevância para o sector agrícola alimentar.

Na pequena sala de transformação, em Cutelo, Assomada, Santa Catarina, conforme adiantou, todos os produtos “naturais” sazonais, e produzidos no município de Santa Catarina e na região Santiago Norte, como tomates, pimentão, pepinos, manga, papaia, laranja, podem ser processados e transformados em produtos agro-alimentares.

“Esta é uma área nova, e é inovador, sobretudo, pelas tecnologias que apresenta como solução para o desenvolvimento da indústria agro-alimentar. Qualquer um dos formandos podem após formação criar pequenas unidades num sector que pode ser específico de um produto qualquer, como por exemplo hambúrguer, ómegas e entre outros produtos”,

O curso, conforme explicou, tem três vertentes, nomeadamente, elaboração industrial de produtos derivados do leite, produtos alimentares com base de carnes de porco, vaca e frango, e com base de peixes, e produtos alimentares com base em legumes e frutas.

De entre os produtos transformados destacam-se almôndegas e hambúrgueres de carnes e de peixes, salsichas, rolos, filé e conservas de peixes, iogurtes, queijos, requeijão, licores, geleias, compotas e conservas de legumes.

“Tudo aquilo que são produtos naturais podem ser transformados, onde, portanto, podem ter um valor acrescentado e pode ser colocado no mercado. Em final de Dezembro vamos ter 13 jovens formados e capacitados para darem o seu contributo no mercado de trabalho”, perspectivou aquele responsável.

Por outro lado, acrescentou que o curso pretende orientar os jovens para a criação dos seus próprios negócios, normalmente, criação de pequenas unidades de transformação, e ainda para trabalharem por conta de outrem.

Para os que pretendem empreender, avançou que após a conclusão da formação, o CEFP vai desenvolver um programa complementar na componente inserção do mercado de trabalho, que passa pelo seguimento, formação de capacitação em “planear e gerir o seu negócio”, e posteriormente a entrega de kits para que estes possam desenvolver os seus negócios.

Na ocasião, o entrevistado da Inforpress, informou que além desta turma de Assomada, que se encontra na parte teórica, arrancou em Outubro último, mais duas turmas do mesmo curso, sendo uma também em Assomada e outra em Santa Cruz.

Contrariamente, aos formandos da primeira turma, estes vão ter a parte teórica no Centro de Formação Profissional em Transformação Alimentar (CFPTA) de São Jorge, no município de São Lourenço dos Órgãos, segundo o coordenador do pedagógico do CEFP de Santa Catarina.

Além deste novo curso em “Elaboração Industrial de Produtos Alimentares”, o CEFP de Santa Catarina, com sede em Assomada, tem a decorrer a formação em canalização, vigilância básica e contabilidade e gestão.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar