Santiago Norte: Governo anuncia solução duradoura para o centro emissor da TDT na Serra Malagueta

Inicio | Política
Santiago Norte: Governo anuncia solução duradoura para o centro emissor da TDT na Serra Malagueta
01/07/25 - 02:40 pm

Assomada, 01 Jul (Inforpress) – O secretário de Estado adjunto primeiro-ministro anunciou que o Governo está a trabalhar em parceria com a Unitel T+ para apresentar, nas próximas semanas, uma “solução sólida e duradoura” para o centro emissor da TDT, na Serra Malagueta.

Lourenço Lopes efectuou hoje uma visita ao centro emissor da Televisão Digital Terrestre (TDT) na Serra Malagueta, acompanhado do presidente da Cabo Verde Broadcast (CVB), Luís Ramos, para avaliar o funcionamento deste equipamento que, há algumas semanas, sofreu danos no poste transformador.

Este incidente, conforme informou o governante, comprometeu a recepção de sinais em diversos concelhos de Santiago Norte, nomeadamente, Santa Catarina, Tarrafal e São Miguel, e ainda nos Mosteiros e em Santa Catarina na ilha do Fogo.

Durante a visita, Lopes reforçou o compromisso do Governo em assegurar a continuidade do serviço da televisão digital às populações afectadas e avançou que, actualmente, existem dois geradores que garantem a emissão dos sinais e que, em breve, será implementada uma solução mais estável, mediante uma parceria entre a CVB e a Unitel T+.

“Dentro de algumas semanas, teremos uma solução mais consistente e duradoura, que permitirá às populações de Santiago Norte e do Fogo continuar a usufruir dos seus canais de informação e entretenimento, tanto na televisão pública quanto nos canais privados”, afirmou.

O secretário de Estado sublinhou a importância da TDT para Cabo Verde, que apresenta uma das maiores taxas de penetração na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com cerca de 98 por cento (%) de cobertura populacional.

Este “ganho” é o resultado de investimentos do Governo, que ultrapassaram 1,3 milhões de contos nos últimos sete anos e que segundo o mesmo “deve beneficiar as populações, garantindo acesso pleno aos sinais da TDT em todo o país”.

Ainda segundo a mesma fonte, a visita ocorre num “momento emblemático”, já que Cabo Verde se prepara para celebrar os 50 anos de independência, ressaltando que “o direito à informação e a liberdade de imprensa representam conquistas democráticas essenciais” e o investimento na TDT é uma contribuição para consolidar esses direitos.

Actualmente, a plataforma TDT disponibiliza dez canais de rádio e 14 canais de televisão, incluindo canais públicos e privados e a TDT é assegurada por mais de 70 centros emissores espalhados pelo país.

Quanto a investimentos em novas tecnologias e na modernização dos equipamentos, Lourenço Lopes ressaltou haver possibilidades, sim, justificando que isto é da alçada da CVB, mas que diante da “dedicação e o bom desempenho” que se demonstrou na expansão e melhoria do serviço de televisão digital, acredita que pode haver modernização nesta área.

Esta visita reforça o compromisso do Governo de Cabo Verde em garantir o acesso à informação de qualidade, democratizar o acesso à televisão digital terrestre e promover o desenvolvimento democrático e social do país, segundo Lourenço Lopes

MC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar