Assomada, 03 Ago (Inforpress) – A presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, agradeceu hoje o “contributo decisivo” dos emigrantes no desenvolvimento desse município da região Santiago Norte.
Jassira Monteiro discursava no tradicional encontro com emigrantes que estão de férias nesse concelho santiaguense, no âmbito da 14ª “Semana do Emigrante”, que arrancou sexta-feira e decorre até domingo, 04, sob o lema “com os emigrantes, Santa Catarina não para”.
“Em nome da Câmara Municipal de Santa Catarina quero agradecer-vos por tudo aquilo que têm feito pelo país, em particular por Santa Catarina”, disse, reafirmando que a diáspora é a ilha número 11 que está fora de Cabo Verde.
O evento, informou a chefe do executivo camarário, tem como objectivo dar a conhecer aos emigrantes os projectos que a autarquia tem em curso, e os serviços e produtos direccionados aos mesmos, e ainda para auscultar as suas preocupações e subsídios para o desenvolvimento desse município rural.
Relativamente às obras, destacou as da entrada da cidade de Assomada/miradouro Criz de Pico, e as de requalificação da orla marítima de Rincão, que vão ser inauguradas esta terça-feira, 06.
A empreitada de Rincão, segundo ela, vai trazer orgulho para todos os santa-catarinenses e desenvolvimento económico.
Perante tudo isso, Jassira Monteiro disse não ter dúvidas que os emigrantes em férias estão orgulhosos de pertencerem a Santa Catarina.
A autarca santa-catarinense, a única mulher a liderar uma câmara no país, aproveitou a ocasião para mais uma vez enaltecer a generosidade dos emigrantes cabo-verdianos, e em particular os santa-catarinenses, agradecendo-os pelo pronto apoio aos familiares em tempos de pandemia de covid-19.
Aliás, informou que assim como eles a equipa camarária que lidera tem trabalhado em prol das famílias mais vulneráveis, para que possam viver em uma habitação condigna e em condições de dignidade.
O encontro que teve como palco o Salão Nobre dos Paços do Concelho, e que culminou com um almoço convívio na Residência Estudantil da Escola Técnica Grão-Duque Henri (ETGDH), foi encerrado pelo ministro das Comunidades, Jorge Santos.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar