Assomada, 30 Jul (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, acompanhado da presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, inaugurou hoje, o Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima, num investimento de 19 mil contos.
Trata-se de um projecto do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina, financiado pelo Programa Operacional do Turismo 2022-26 (POT), via Fundo do Turismo.
O edifício, antiga instalação destas oleiras, foi alvo de uma intervenção profunda que teve como intuito a criação de um espaço de interpretação que valoriza a olaria tradicional de Fonte Lima.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina lembrou que há muito tempo as oleiras de Fonte Lima sonhavam com este espaço, que hoje reúne todas as condições, para que possam continuar a trabalhar e ter rendimento para criarem os seus filhos.
Daí, considerou este centro “um ganho” para estas mulheres, que representam a “força e resiliência” e para os mais jovens, que vão ter a oportunidade de aprenderem este ofício.
Por outro lado, Jassira Monteiro disse que o município quer que o Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima seja uma âncora para a criação de um roteiro turístico e cultural desse concelho santiaguense.
O ministro Abraão Vicente destacou o trabalho conjunto do Governo, da edilidade e dos emigrantes de Fonte Lima, que contribuíram com mais de 1.500 contos, na materialização deste projecto desenhado desde 2008.
Este “djunta-mon” (juntar esforços, em português), segundo Abraão Vicente, permitiu que hoje estas oleiras passem a ter um espaço com todas as condições de trabalho, e melhores condições para a exposição/venda dos seus produtos.
“O que estamos a ver é o património físico construído, mas, o mais importante é aquilo que está lá dentro, que é o conhecimento imaterial (…)”, acrescentou Abraão Vicente.
Deixou ainda uma palavra de agradecimento à equipa do Instituto do Património Cultural (IPC), e anunciou que hoje é o último dia que aparece em acto público como ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.
Abraão Vicente é candidato do Movimento para a Democracia (MpD, poder) para a Câmara Municipal da Praia, nas eleições autárquicas deste ano.
Em representação das oleiras de Fonte Lima, Toca, que trabalha com barro desde os 14 anos, e hoje com 78 anos, confessou que nunca imaginou que ia ver um espaço como este com todas as condições de trabalho.
“Trabalhei o barro na ribeira, debaixo da mangueira e ao relento, porque, tinha que fazê-lo para ter um ganha-pão para criar os meus filhos”, desabafou.
Com todas estas condições criadas, esta oleira não tem dúvidas que a partir de hoje os jovens de Fonte Lima vão se interessar por este ofício, tendo manifestado a sua disponibilidade em ensiná-lo.
FM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar