Assomada, 17 Jul (Inforpress) – O incêndio que deflagrou na tarde de hoje numa área de cultura de sequeiro em Achada Grande, na vila piscatória de Rincão, no município de Santa Catarina (Santiago), foi dado como controlado por volta das 16:45.
Esta informação foi avançada à Inforpress pelo comandante regional da Protecção Civil e Bombeiros de Santiago Norte, Amaro Varela, informando que este incêndio “de grande proporção”, que chegou a ser combatido com meios da corporação que dirige foi dado como controlado às 16:45.
Sem avançar as causas, o responsável indicou que o incendio encontra-se na fase de rescaldo.
O incêndio, que consumiu uma área de mais de três hectares, segundo a mesma fonte, não atingiu zonas de habitação.
Também em declarações à Inforpress, o vereador de Ambiente, Saneamento e Protecção Civil da Câmara Municipal de Santa Catarina, Vladmir Brito, não avançou as causas, mas, no entanto, informou que o caso já se encontra sob a alçada das autoridades policiais.
As autoridades, segundo Vladmir Brito, vão responsabilizar os autores caso for confirmado que o fogo foi posto ou provocado por queimadas realizadas por terceiros, no âmbito da limpeza dos solos para a preparação da campanha agrícola em perspectiva.
Tendo em conta, que Santa Catarina é o município que teve maior número de incêndios em 2023, de acordo com os dados do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), o autarca aconselhou os agricultores a não fazerem a limpeza dos terrenos de cultivo com recurso à prática de queimadas, tendo alertado que esta técnica tem provocado incêndios.
É que, conforme sustentou, apesar da facilidade da utilização desta técnica, a mesma tem resultado em incêndios que, consequentemente, causam danos e diminuem a fertilidade dos solos.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar