Santa Cruz: Seminário internacional debate incubação e empreendedorismo em Cabo Verde

Inicio | Economia
Santa Cruz: Seminário internacional debate incubação e empreendedorismo em Cabo Verde
22/04/25 - 04:00 pm

Pedra Badejo, 22 Abr (Inforpress) – Especialistas, empresários e representantes institucionais, locais, nacionais e internacionais reuniram-se hoje em Santa Cruz (Santiago), para debater sobre a incubação e empreendedorismo no país, durante o seminário “Agrotour: incubação e empreendedorismo em Cabo Verde”.

Em declarações à imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, realçou que este evento internacional visou promover a incubação e o empreendedorismo no sector do agroturismo, apresentando soluções inovadoras e sustentáveis de empreendedores nacionais e estrangeiros, que contribuem para o crescimento socioeconómico.

“Este primeiro seminário internacional que decorre sob o lema ‘Agrotour e o desenvolvimento empreendedor: o papel das incubadoras’, está a acontecer, sobretudo, num momento em que estamos a apostar muito forte na economia local. Para nós a economia local é um dos eixos estratégicos do desenvolvimento económico e social de Santa Cruz”, concretizou.

Por outro lado, avançou que o foco do município que dirige está voltado na criação do rendimento familiar.

Conforme defendeu, se cada família tiver um rendimento digno vai conseguir ter uma habitação condigna e viver com dignidade.

Nesse sentido, disse acreditar que trazendo os conhecimentos e as experiências de fora o município de Santa Cruz vai conseguir tornar a sua economia local mais dinâmica e diversificada.

O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Santa Cruz, através da Agrotour – Incubadora Municipal de Negócios, que, segundo o autarca, santa-cruzense, em parceria com parceiros nacionais e internacionais tem tido a capacidade em acudir e atender as necessidades da juventude santa-cruzense.

Ou seja, ajuntou que através da orientação, formação e capacitação, a Agrotour tem ajudado os jovens empreendedores na materialização dos seus projectos de negócios, para que estes possam ter um rendimento e viverem em melhores condições.

Por seu lado, os investidores e sócios da incubadora presentes no seminário realçaram a importância do mesmo na criação de espaço de reflexão, partilha de experiências entre os vários actores do desenvolvimento económico local, nacional e internacional, no fomento da empregabilidade e inclusão económica, sobretudo do autoemprego nas zonas rurais, que cumprem um papel crucial na economia e na preservação ambiental.

Estarão em discussão, entre outros temas, “o ambiente de incubação e promoção do empreendedorismo em Cabo Verde”, “o papel do IFEP no desenvolvimento de novos negócios” e “transformação digital e oportunidades para empreendedores em Cabo Verde”.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar