São Filipe, 24 Mai (Inforpress) – O incêndio que deflagrou na tarde de quinta-feira na zona de Cova Matinho está, neste momento, controlado, mas as autoridades permanecem em alerta antes de o declararem extinto.
A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Manuel Teixeira, ao fazer a avaliação da situação do incêndio após mais de 48 horas do combate às chamas que mobilizou os bombeiros municipais dos três municípios da ilha, sociedade civil e um contingente das Forças Armadas e do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros.
Apesar do controlo da situação, uma equipa de 20 operacionais continua mobilizada para acções de rescaldo e vigilância activa, referiu o edil.
"Estamos com uma equipa no terreno a fazer o rescaldo na zona de Tinteira, onde surgiram dois pequenos focos que foram totalmente extintos. A equipa também passou pela parte alta da área afectada e, neste momento, tudo está controlado", explicou Manuel Teixeira.
As autoridades mantêm-se em alerta durante as próximas 24 horas, período considerado crítico antes de declarar o incêndio completamente extinto.
“Não há focos de fogo, apenas algumas fumaças, mas estamos atentos a qualquer eventual situação que possa surgir”, acrescentou.
Os militares destacados para apoiar no combate às chamas permanecerão na ilha até segunda-feira, 26 de Maio.
No domingo está prevista uma nova ronda de rescaldo e, a partir de segunda-feira, será iniciada uma avaliação mais detalhada dos prejuízos.
“A partir de segunda-feira, 26 de Maio, será feito o levantamento da área ardida e dos prejuízos, tanto na agricultura como na pecuária. O objectivo é obter uma estimativa clara e preparar um eventual pedido de apoio, especialmente para os criadores que foram mais afectados com a destruição de pastagens”, concluiu Manuel Teixeira.
A rápida actuação das equipas no terreno e a cooperação entre autoridades locais, militares e comunidade têm sido essenciais para conter o incêndio e evitar danos maiores.
O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, deverá efectuar uma visita de algumas horas ao município de Santa Catarina do Fogo, no dia 25, para se inteirar da situação e dos prejuízos provocados pelo incêndio.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar