Santa Catarina: ACAV e parceiros franceses reafirmam o compromisso de continuar a investir em Cabo Verde

Inicio | Cooperação
Santa Catarina: ACAV e parceiros franceses reafirmam o compromisso de continuar a investir em Cabo Verde
04/02/25 - 03:34 pm

Assomada, 04 Fev (Inforpress – A Associação Cabo-verdiana de Amiens (ACAV) e alguns dos seus parceiros, demonstram-se hoje satisfeitos pelos investimentos feitos no âmbito da primeira fase do projecto em Santa Catarina e reafirmam o compromisso de continuidade.

Este balanço e o compromisso foram feitos em declarações à imprensa, após a delegação francesa que se encontra no país ter realizado um encontro com a Câmara Municipal de Santa Catarina e visitado alguns dos investimentos já feitos no município, nomeadamente relacionados com a instalação de painéis solares e melhoria na rede de água.

Simão Moreira, presidente da ACVA, explicou que a equipa fez um balanço das intervenções feitas no âmbito desta cooperação internacional, nomeadamente nas áreas de água, saneamento, educação e desporto, e a presença dos parceiros da associação, neste caso, o presidente de Amiens Metrópole, l’Agence Française de Développement (AFD) e de l’Agence de l’eau Artois Picardie, é no sentido de alargar mais essas parcerias e conseguir mais financiamentos.

Para o município de Santa Catarina, garantiu que vão continuar a financiar projectos na área de água, saneamento, saúde, educação e desporto, realçando que iniciaram a visita com auditorias para avaliação no terreno e no futuro pensam trabalhar para a melhoria do abastecimento e disponibilidade de água no Hospital Regional Santa Rita Vieira.

Na primeira fase dos projectos financiados no âmbito do French Local Authorities Financing Facility (FICOL) explicou que o valor foi de cerca de 400 mil euros, e com a "avaliação positiva" dos investimentos feitos, essa segunda fase vai ser de 800 mil euros, beneficiando São Miguel que será o anfitrião dessa vez, mas também Santa Catarina e Tarrafal.

Por seu turno, o director de l’Agence de l’eau Artois Picardie, Pierre Branger, um dos financiadores dos projectos da ACVA, explicou que a agência sempre financia projectos internacionais, com foco na facilitação do acesso à água e ao saneamento em todos os países do mundo para melhorar a saúde das populações, preservar o ambiente e combater as desigualdades de género.

Há 4 anos, ressaltou que estão a trabalhar muito em Cabo Verde e em particular no município de Santa Catarina, onde financiaram muitos projectos, principalmente de abastecimento de água potável e que ao visitá-los, viram que estão a funcionar bem, o que lhes deixou “muito orgulhosos”.

“O objectivo é continuar este apoio, esta parceria para poder financiar novos projectos e também garantir que estes projetcos sejam sustentáveis e que funcionem ao longo do tempo”, finalizou.

Já o presidente de Amiens Metrópole, Alain Gest, evidenciou que desde 2014 estão a ajudar Cabo Verde, especialmente, Santa Catarina, a montar, facilitar e acelerar instalações relacionadas com a água potável e o saneamento.

Igualmente, sustentou que já contribuíram para a formação de várias pessoas em diversas áreas, destacando os acordos com a AFD e a Artois-Picardie, que permitiu acelerar os projectos.

Gest diz estar ciente de que ainda há muito por fazer nas áreas de actuação, reforçando que a continuidade dos projectos já se encontra confirmada, além de trabalhar para conseguir mais acordos e apoiar a ACVA na implementação de novos projectos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, Armindo Freitas, demonstrou a sua satisfação por receber esta delegação, na qual também se integrou um representante da Embaixada da França.

Freitas relembrou que o município é parte deste acordo existente de 2014 que tem desenvolvido várias acções concretas, contribuindo para o desenvolvimento de Santa Catarina, espelhado na melhoria das condições de vida das pessoas nas comunidades onde foram implementados os projectos, frutos dos investimentos dessa cooperação.

Na ocasião o autarca afirmou que forneceram todas as informações necessárias sobre os projectos já implementados e que apresentaram mais três projectos, nomeadamente ligados à saúde, água e a construção de uma creche social para beneficiar as vendedeiras da cidade de Assomada e funcionários da área do saneamento.

Segundo o novel autarca, esses projectos foram submetidos para ver a possibilidade de financiamento, que terá também a participação da câmara municipal.

A delegação francesa é constituída pelo presidente da Câmara de Amiens em França e a sua comitiva, toda a direcção da ACVA (Associação Cabo-verdiana de Amiens), membros da l’Agence Française de Développement (AFD) e de l’Agence de l’eau Artois Picardie.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar