Sandro Fonseca inaugura exposição "Só por Hoje" enquanto uma história de superação

Inicio | Sociedade
Sandro Fonseca inaugura exposição "Só por Hoje" enquanto uma história de superação
04/06/24 - 07:19 pm

Cidade da Praia, 04 Jun (Inforpress) – O fotógrafo Sandro Fonseca inaugurou hoje, na Praia, a sua primeira exposição intitulada "Só por Hoje: Cinco anos de sobriedade, uma caminhada de recuperação", em que narra a sua história de superação por meio da arte.

Natural da ilha de São Vicente, Sandro Fonseca terá patente esta exposição no Palácio da Cultura Ildo Lobo até ao dia 05 de Julho.

Pelo que revelou o artista à Inforpress, “Só por hoje" reflecte o estilo de vida que adoptou desde que concluiu o seu tratamento na Granja São Filipe, há cinco anos. Este mantra ajuda-o a meditar, afastar a pressão do passado, a ansiedade pelo futuro e a focar-se no momento presente.

Segundo o mesmo, a exposição apresenta momentos que conseguiu apreciar durante sua sobriedade, capturados através de sua lente fotográfica, que para além de ser seu instrumento de trabalho, hoje em dia, é sua terapia.

Durante a conversa com a Inforpress, Sandro Fonseca relembrou como a dependência afectou o seu trabalho e formação e, apesar de ainda não ter concluído a licenciatura, é um fotógrafo autodidacta, tendo aprendido por meio de workshops e muita pesquisa. Actualmente, dedica-se ao audiovisual por paixão.

O artista explicou ainda que esta exposição está enquadrada no programa de tratamento da Granja de São Filipe, que engloba 12 passos, por isso são doze quadros expostos. Ele afirmou que agora se sente mais confiante para dar esse 12º passo com determinação.

“Neste momento, estou preparado para fazer este décimo segundo passo com mais confiança, mostrando às pessoas que sempre há uma luz no fim do túnel. Se eu posso ter um novo olhar sobre a vida, elas também podem”, ressaltou.

A exposição inclui uma conversa aberta, que Sandro Fonseca considera a parte mais importante do evento. Participarão convidados que ainda estão em tratamento na Granja de São Filipe.

O artista acredita que, mesmo enfrentando problemas e dificuldades, é possível dar um passo em direcção à recuperação, embora reconheça que o processo exige vontade e persistência, com o apoio necessário, e, é esta a mensagem que quer passar aos que ainda estão adictos.

O fotógrafo espera que esta exposição seja a primeira de muitas, pois possui um “grande acervo” de fotografias.

"Trouxe essa exposição numa perspectiva mais pessoal, expressando aquilo que sinto, e pretendo abordar outros temas no futuro”, disse.

Sob o mote “Só por Hoje”, o artista pretende lançar outros programas de sensibilização para adictos e para a sociedade em geral, pois o problema da toxicodependência é um problema que afecta a todos.

TC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar