Ribeira Grande, 18 jul (Inforpress) – A população de Caibros, no concelho da Ribeira Grande, mostrou-se hoje confiante na construção da estrada de acesso à localidade, após o lançamento do concurso do Governo sobre a empreitada.
Em declarações à Inforpress, os residentes disseram que a construção da estrada é um sonho há muito desejado. Belmiro Fortes, professor, avançou que a construção da estrada é uma “urgência”, pois já viveu na "pele" várias situações difíceis, numa via que muitos recusam transitar com os próprios veículos.
"Tenho familiares que têm carro e, quando vêm para Caibros, não trazem as viaturas, preferem deixa-las na povoação, devido ao mau estado e do perigo da via", avançou.
A mesma fonte informou ainda que o piso se encontra, frequentemente, escorregadio, devido a água de rega das propriedades agrícolas, o que provoca muitas dificuldades na condução das viaturas, por isso, disse não ter dúvidas de que a resolução do problema passa pela realização do "sonho", da construção da estrada de Caibros.
Por seu lado, Adilson Lopes, condutor de transporte público, há 12 anos, completou que o piso da via que leva à Caibros provoca muitos danos nas viaturas, num percurso onde o ponto mais crítico é a subida de 'Pé de Topo', zona que, conforme afirmou, requer muito cuidado devido a falta de um muro de proteção, mas, “infelizmente”, sublinhou, têm de arriscar e fugir do isolamento, mesmo correndo riscos de cair na ribanceira.
"No ano passado, ficamos fechados quase duas semanas, sem trabalhar, por causa da queda da chuva que, depois das cheias, torna inviável o trânsito de viaturas, na época das águas", lembrou.
O lançamento do concurso, também, deixou o agricultor Antão Sousa expectante, pois disse tratar-se de uma estrada há muito aguardada, que vai proporcionar o desencravamento, nomeadamente, no escoamento de produtos e ajudar em casos de emergência.
A Inforpress percorreu o local indicado para a construção da estrada de acesso à Caibros e constatou o estado de degradação da via, que apresenta como ponto mais crítico a subida para a localidade, onde já se verificou alguns acidentes com perda de vida humana.
A empreitada para a construção da Estrada de penetração àribeira de Caibros (calçada) foi publicada, esta semana, pelas estradas de Cabo Verde, que segundo um documento tem o financiamento do Banco Mundial no âmbito do projecto "Improving Connectivity and Urban Insfrastructure" financiado pelo Banco Mundial (IDA).
EL/JMV
Inforpess/Fim
Partilhar