Ribeira Grande: Director do Serviço Autónomo de Água e Saneamento apela à poupança de água

Inicio | Ambiente
Ribeira Grande: Director do Serviço Autónomo de Água e Saneamento apela à poupança de água
22/03/24 - 08:35 am

Ribeira Grande, 22 Mar (Inforpress) – O director do Serviço Autónomo de Água e Saneamento (SAAS) da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Daniel de Jesus, apelou hoje aos ribeira-grandenses para pouparem água e alertou que os caudais estão diminuindo devido à falta de chuva.

“A água que distribuímos é para o consumo, não para as pessoas usarem na agricultura porque quando é assim este liquido deixa falta para o consumo. Neste sentido peço às pessoas para pouparem a água porque deixa muita falta”, apelou.

Daniel de Jesus que falava à Inforpress, a propósito do Dia Mundial da Água, que se assinala hoje, explicou que no concelho da Ribeira Grande há um serviço de distribuição de água diversificada.

É que, conforme a mesma fonte, são mais de 50 sistemas de distribuição de água e cada uma é independente, ou seja, tem a sua nascente, tem seu tubo de adução, reservatório de entre outros.

A mesma fonte disse que há lugares no concelho que têm água, mas há outros que o SAAS tem gerido com um pouco de dificuldade.

“As dificuldades não são tão grandes, mas, por exemplo, na Ponta do Sol, o furo já é insuficiente, pelo que já estamos a equipar outro furo para podermos colmatar essa dificuldade”, salientou.

Já na localidade de Ribeira de Duque, o director delegado do SAAS da Câmara Municipal da Ribeira Grande esclareceu que antes tinham alguma dificuldade no que tange ao abastecimento, mas depois que accionaram outro furo na zona de Picoteiro a situação da água nessa localidade normalizou.

Na Ribeira da Torre, Daniel de Jesus garantiu que a distribuição de água no vale também foi normalizada com o equipamento do furo.

“Há uma dificuldade quanto à água de rega, mas é uma questão de gestão e não de falta de água”, disse o director.

Em termos de qualidade a mesma fonte garantiu que alguns furos têm doseador de cloro a funcionar, mas há casos em que não conseguem medir o caudal e, por isso, não fazem a desinfecção da água. No entanto Daniel de Jesus salientou que avisam as pessoas para fazer o tratamento da água em casa.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de Março de 1992 e visa a conscientização da população a respeito dessa substância, que é essencial para a vida no planeta.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Partilhar