Cidade Velha, 07 Mai (Inforpress) - Os pescadores da localidade de Porto Mosquito, no município da Ribeira Grande de Santiago, receberam na tarde de hoje, da parte do Governo, 43 embarcações de pesca artesanal fibradas.
A devolução destas embarcações fibradas aos pescadores, aconteceu na praia de arraste de botes da localidade de Porto Mosquito, na presença do ministro do Mar, Abraão Vicente.
Em declarações à Inforpress, Abraão Vicente explicou que o processo de fibragem visou revitalizar as embarcações, conferir durabilidade às mesmas e maior segurança aos homens do mar.
“Este projecto nasceu da necessidade de apoiar as pessoas a conseguirem preservar os barcos por mais tempo, porque não é só fibrar os barcos, em muitos casos implica uma recuperação e reconstrução de alguns dos botes”, esclareceu.
O trabalho de fibragem destas embarcações, segundo Abraão Vicente, está orçado em mais de seis mil contos, financiado integralmente pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas.
O ministro sublinhou ainda que este projecto é uma forma de empoderar as comunidades e é um trabalho de proximidade, com o “envolvimento de todos”.
E lado a lado a este projecto, lembrou Abraão Vicente, os pescadores têm ainda o financiamento a 50 por cento (%) de motores, redes e de outros instrumentos de pesca.
OS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar